domingo, outubro 21, 2012

Praga!!!



Aí está o interior da Ópera de Praga, ou Estates Theater, ou ainda, Naródni Divadlo, onde há apenas uma semana atrás, fiz meu primeiro show solo fora do Brasil. 

Já toquei em muitos teatros belíssimos e históricos, mas este é deslumbrante - um teatro do século XVIII, totalmente conservado, com maravilhosa acústica e uma energia interna de séculos de grande música lá dentro. Adoro tocar neste tipo de ambiente, parece que alguma mágica se cria e tudo dá incrivelmente certo.

Foi exatamente o que aconteceu. Guy, um dos organizadores, tinha me avisado que o público tcheco não conhecia quase nada de música brasileira. O fato de a noite ter ficado sold-out com quase 2 meses de antecedência para ele era uma surpresa, indicativa talvez do interesse do público por uma cultura estranha. Seria praticamente uma estréia, pois mesmo os standards da bossa-nova eram pouco conhecidos, sem maiores referências de autor ou país (tem gente na Europa que pensa que a bossa-nova é americana, até hoje...) Além disso, me disse ele, é uma platéia bastante reservada, sem maiores demonstrações expansivas. Como eu já ouvi isso mil vezes sobre o público japonês - e na hora H, não é o que acontece - me permiti duvidar. 

E não deu outra: tive de voltar duas vezes para o bis, e um público superanimado até cantou junto comigo na minha 'Caymmis' - foi tudo bom demais! Os organizadores do festival, felizes, diziam que ali uma barreira havia sido quebrada e uma porta se abria para que a música brasileira viesse a ser mais frequente no país. Que assim seja!

(na foto acima, a fachada externa do teatro; abaixo, a bela Praga. Reparem no Kafka Museum ao fundo, logo na primeira foto)




Praga, a cidade em si, também é belíssima, e foi uma alegria pra nós percorrer suas ruas, pontes e as margens do rio, lotadas de turistas, músicos e artistas de rua. Pura magia. A vida é muito boa com quem faz música, e às vezes nos leva a lugares incríveis. É só agradecer.

10 Comments:

At 2:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Que legal saber disso! Fico imaginando o público tcheco entrando no ritmo de "Caymmis". rsrs
Parabéns, Joyce!!

 
At 3:43 PM, Anonymous Baptistão said...

Parabéns, Joyce. Sua música é universal e atemporal. Que privilégio poder abrir essas portas em lugares / culturas insuspeitados.

 
At 5:25 PM, Blogger joyce said...

Pra falar a verdade, o ritmo atravessou um pouco, só um pouquinho... Mas eles cantaram superafinados, e com o maior entusiasmo!

 
At 8:26 PM, Blogger rogerio santos said...

Na beira do mar, leleô...

Muito bom !!!
Eles atravessaram um pouquinho pq a cerveja de lá é a melhor do mundo...rsrs (ou uma das...rs)

Joyce, obrigado pelo relato e pelas lindas fotos... é um barato saber de tudo isso...

Isso é luz pura.
Parabéns.

 
At 10:47 PM, Blogger Marcel said...

Vem gente da pesada, vai ter batucada, cerveja gelada, moqueca e peixada na beira do mar! ♪


Engraçado, ouvi inúmeras vezes essa música hoje, estamos em sintonia! Ela é uma delícia de tocar!

Joyce, sensacional demais!

Sempre bom a música brasileira rompendo barreiras!

Um beijo enorme!
Até Jazz!

 
At 4:57 AM, Blogger pituco said...

joyce,

afirmei e reitero...praga não será mais a mesma após tua passagem por lá...e não foi praga (argh! horrível, né?)...

o sucesso aqui, onde toco, é 'feitiço da vila' amarrada a 'puro ouro'...

abrsonoros

 
At 7:35 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Que maravilha! Uma Praga dessas qualquer um quer que lhe seja rogada! (que infame!) Idem eu diria de Oslo, mesmo que por lá tudo custe os "oslos" da cara!
Um mundo a parte no planeta onde impera ainda a civilidade no sentido mais literal da palavra _tanto é que o próprio noruegues maluco se insurgiu num ato insano e descabido na cidade do NOBEL.
Bem vida ao amado Brasil e ao Rio, que resiste como simbolo de que está pronto para ser o casamento perfeito da natureza de Deus e das obras do homem se todos trabalharem pelo bem comum com muito amor no coração.

 
At 12:40 PM, Blogger Edyr Augusto Proença said...

Joyce, te adoro desde Adam, Adam, cadê Salomé.. Tenho todos os discos, menos esse que saiu agora, Tudo. Até cheguei até ele na iTunes do Japão, mas não consegui comprar, mesmo com cartão internacional. O que fazer?
Abs
Edyr Augusto
Belém-Pará

 
At 10:59 PM, Anonymous André said...

Não sei se rio ou se choro. Você é uma das melhores compositoras, instrumentistas e cantoras deste país e tem brasileiro que nem sabe quem foi Caymmi, que dirá cantar esta bela música aqui contigo.

NA OUTRA ENCARNAÇÃO VENHO DE "QUIMONO" OU SOB FORMA DE PLASMA PARA TE ACOMPANHAR PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS. Por enquanto é de 3 em 3 (com sorte!) ou dentro do meu estudiozinho caseiro onde estás no altar.

Beijos e abraços do teu fã nº1

 
At 11:03 PM, Anonymous André said...

EDYR, VOCÊ ACHA NA "CD POINT" NA INTERNET. Foi onde comprei a "nuvidade" e mantive em dia a coleção - a não ser pelo disco de 1986 em homenagem a Wilson Baptista, única desta deusa que não tenho e que não encontro em local algum do Planeta.
Abraços do fã nº1 desta deusa Joyce... MORENO.

 

Postar um comentário

<< Home