quarta-feira, dezembro 12, 2012

Radio cabeça e outros assuntos


Acordei hoje ouvindo na cabeça "Mona Lisa", com Nat King Cole. Esse pra mim é o grande mistério do fenômeno "rádio-cabeça", ou alucinação musical, como quer o neurocientista Oliver Sacks: aquela música que brota na sua cabeça quando você acorda, sem ter tido ainda oportunidade de formular nenhum pensamento. Eu ouço música na cabeça o dia inteiro, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Mas me intriga o acordar com música. Durante o período desperto, é natural que algum 'gatilho' dispare um som, como se fosse uma pesquisa google sonora interna. Você pensa, por exemplo, em trocar uma lâmpada - e imediatamente rola um link mental pro velho jingle da infância: "se a lâmpada queimar/ não adianta estrilar/ nem bater o pé/ o que resolve é ter logo à mão/ lâmpadas GE". OK, posso conviver com isso. Mas assim, do nada, tendo acabado de acordar? É esquisito demais.

(Na foto acima, os garotos de quem falei no post passado, reunidos no show em SP que teve ainda o luxuoso auxílio de Sizão Machado no baixo - pois no CD de 1972, Lanny Gordin dobrava baixo e guitarra. Posto esta foto porque no momento rola na minha cabeça "Farrapo Humano", com Macalé cantando, com o formato do show dele)

Voltando à minha louquíssima rádio-cabeça: ela tem gostos e reações imprevisíveis, que não dependem em absoluto da minha vontade. Numa manhã, acordei ouvindo Eartha Kitt cantar "Rififi". No dia seguinte, era Milton Nascimento cantando "Outubro" - beleza. No dia seguinte, acordo com Miles Davis tocando "All Blues", para, imediatamente em seguida, sem mais nem pra quê, trocar para "Eu Tô Cheio de Mulher", com Mário Gomes. Definitivamente, alguma coisa andou fora da ordem.

No mais, estamos preparando uma surpresa para o início de 2013, logo depois que tiver passado o fim do mundo. Me aguardem.

PS- segue aqui um link para o blog do meu parceiro Sérgio Santos, com uma postagem dele (generosa por demais!) sobre nossa novíssima e inédita parceria, "Jornal de Ontem":

http://www.sergiosantos.mus.br/setembro-jornal-de-ontem/

4 Comments:

At 8:53 PM, Blogger Toninho Lima said...

Que lindo, Joyce!
Assino embaixo o que Sergio Santos escreveu.
Aliás, ele é outra joia rara da MPB. Belíssimo timbre.
E "Jornal de Ontem" ficou irresistível1 Delícia!
Tem previsão de gravação?

 
At 11:27 AM, Blogger rogerio santos said...

Tenho ouvido frequentemente "Jornal de Ontem" via Soundcloud... é um samba estupendo... Já comentei lá no blog do Sérgio quando ele postou e também o faço por aqui... Música de verdade é poesia ao cubo... Sensacional, cara Joyce. Que letra, que aula de composição dos dois. Parabéns e obrigado por esse presente pra todos nós.

Aproveito para desejar boas festas a ti e a todos os familiares e amigos.
Rogerio, SP

 
At 3:59 PM, Blogger joyce said...

Sem previsão de gravação, por enquanto. Mal saiu do forno... E tanto o Sérgio quanto eu temos lançamentos novo por sair.

 
At 2:53 AM, Blogger pituco said...

joyce, tutty e família moreno...

boas festas...e próspero ano novo...musical e com saúde...ano da serpente...

abrasonoros e segue o baile...

 

Postar um comentário

<< Home