terça-feira, abril 16, 2013

Mini-reflexão pós feminista

Pequena reflexão num dia off, sobre um artigo postado por uma amiga querida:

 O papel da mulher na sociedade ainda é confuso. O lance é que somos sempre cobradas, seja qual for nossa escolha: só carreira, ou só filhos, ou tentar equilibrar as duas coisas (e como em todo equilibrismo, às vezes uma xícara cai...). Outro dia, numa entrevista que eu dava para um amigo, devolvi a pergunta dele: e você, como concilia carreira e paternidade? Deu branco... Por que esta pergunta só é feita às mulheres? Cada uma que escolha como prefere viver. Sem cobranças.

4 Comments:

At 8:05 AM, Blogger Leroi said...

Sempre entendi que a vida feminina é mais complexa, exigida. Homens, de uma maneira geral, são mais livres para este tipo de escolha. É como se o fator "família" fosse uma prioridade apenas feminina, onde o homem se torna um importante coadjuvante às vezes ausente.

 
At 8:43 PM, Blogger LUIZ said...

esse papo ainda é uma questão muito subjetiva: somos cobrados, cobramos de nós mesmos, nos questionamos...
agora mesmo acabo de ouvir de minha mulher, lá embaixo, pra filha mais nova: "ai....porque tu não vai lá pra cima, encher o saco do teu pai, passei a tarde numa sala de aula cheia de crianças, e agora preciso "esvaziar minha cabeça um pouco" Isso num momento em que a pequena "te cansa", insistindo em alguma coisa, embora ser "profe" hoje é coisa muito "punk"!
Então...tá a pequena aqui do meu lado agora querendo saber como entrar no computador da irmã mais velha e daqui a pouco vai estorara o barraco entre as duas (hahahah)!
Ao mesmo tempo que aqui em casa saibamos quem é o pai e quem é a mãe, que é o homem e a mulher (óbvio!) as coisas se misturam e acho que para as meninas elas sabem quem é cada um também, mas não sei se saberiam distinguir diferenças entre viver com um ou viver com outro , num caso de separação, por exemplo, somos paimãe e mãepai e embora eu ache que essa discussão realmente seja um assunto "pós" demais mesmo é impressionante como eu me surpreendo com papéis ainda muito conservadores "no lado macho" dessa moeda, mesmo em cabeças bem mais jovens, esclarecidas, vividas, cosmopolitas.... parece que mesmo que ainda estejam cansados os braços, que já era hora de se ocuparmos de tantas coisas mais relevantes na melhora da convivência humana, não se pode baixar as bandeiras de toda e qualquer discriminação, por mais ultrapassada que ela possa parecer.

 
At 4:26 AM, Blogger pituco said...

joyce,

mulheres no comando???...faz tempo que estão...na minha família, por ex., sempre estiveram...mesmo nas ditas tarefas do lar...comandam e dirigem tudo...quando me perguntam aonde moro, respondo...'onde a minha mulher decidir'...homem não tem casa (propriedade)...trabalha e constrói pra família...no final acaba ficando tudo pra esposa e herdeiros...

talvez o espanto (admiração) desse teu amigo foi, justamente isso...imaginar como consegues dar conta das duas tarefas...porque, não sei se eu conseguiria...por ex...rsrsrs...

abrsonoros e saudosos...pra ti e pro tutty

 
At 2:46 PM, Blogger joyce said...

Será?

 

Postar um comentário

<< Home