sexta-feira, abril 29, 2011

Os 7 Mandamentos da Cultura (segundo HBC)


OS 7 MANDAMENTOS


01. Não pense pequeno, que isso é próprio dos medíocres e dos covardes.


02. Trabalhe em equipe: a capacidade de germinação se amplia.


03. Convoque os mais honestos e competentes, deixando de lado os invejosos e os carreiristas de poder (lembre-se que ele é sempre provisório). Desconfie dos bajuladores e dos muito falantes, que nem sempre são os mais operosos. São surfistas do poder, que sobrevivem de futricas e agem sempre à sombra. Abra espaço para gente nova. Oxigenar as idéias é sempre estimulante.


04. Não tenha medo da concorrência. Se você encontrar alguém mais competente do que você, aprenda com ele. Você vai crescer mais. Também não tenha medo de copiar uma boa idéia. Mas não se esqueça de dar o crédito a quem a gerou. Lembre-se: ninguém é absolutamente genial para criar todos os dias uma coisa nova. Não se esqueça também de que seus delírios são pagos pelo contribuinte. Mas sonhe sempre, cultive utopias.


05. Não respeite quem sonega informação, engavetando-a ou guardando-a só para si. Desconfie daquele que não ensina jamais o chamado “pulo do gato”. Quem assim procede está praticando um crime de lesa-cultura. Acredite: o meretrício e o genocídio cultural existem sim e em doses industriais e deliberadamente alienantes. Se você desconfiar de algum mal-feito, bote a boca no trombone para não ser conivente. Ninguém é tão poderoso assim que não consiga se desestabilizar diante de uma denúncia bem fundamentada.


06. Vá pelo caminho alternativo. Faça com que seu projeto tenha efeito multiplicador, e que seus eventos gerem resíduos (é assim que se faz memória: através do registro do fato). Procure parcerias. Não acredite naqueles que pregam que o povo não gosta de coisa boa e que toda juventude é alienada. Desconfie muito de quem despreza os mais velhos. Aprenda com os índios que veneram seus pajés e com eles se aconselham. Mário de Andrade era um pajé.


07. Acredite: cultura é matéria de segurança nacional, nossa música é um bem ecológico. Pense grande. Pense bonito. Pense brasileiro.


HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO

12 Comments:

At 2:50 PM, Blogger Marcel said...

Uau!

Que sejam os nossos mandamentos, então!

Tudo de bom,
Até Jazz!

P.S: Já estou com olhos de lince no site do SESC, eu irei na Pompéia, pode ser meia noite, mas eu irei! =)

 
At 3:05 PM, Anonymous Baptistão said...

Grande Hermínio.

 
At 7:42 PM, Blogger apá silvino said...

que máximo! amei! vou compartilhar no facebook pra mais gente beber essa sabedoria! um abraço!
apá

 
At 5:34 PM, Blogger Flora said...

Querida Joice, meu nome é Flora, sou sobrinha de uma antiga acompanhante de seu blog, a ângela, que esteve te encontrou nos estates, hj mora no rio, te encontrei em 2007 num show no sesc em Brasilia, te dei mil abraços efusivos, não sei se lembra. Preciso falar uma coisa contigo o mais breve possível, não sei qual melhor forma. Se for por aqui, me retorne, vou tentar essa mesnagem sem colocar email (acho q isso impediu de mandar anterior).
Um grande abraço
Flora

 
At 7:34 PM, Blogger joyce said...

Olá Flora, mande o seu recado aqui pro blog mesmo. Um abraço.

 
At 2:19 PM, Blogger Flora said...

Pois então, lá vai. Estou fazendo meu primeiro CD depois de tomar uma decisão de vida q tem toda uma história pessoal (explico num email q havia preparado pra vc, há alguns meses, qq hora te mostro). Resumo: decidi momentaneamente parar de estudar pra concurso e viver algo que sempre coloquei pra frente. De para-quedas cai junto de algumas pessoas que estavam produzindo uma coletânea e me atentaram para viabilidade de fazer minha carreira solo. continua

 
At 2:20 PM, Blogger Flora said...

A partir disso, fiz meu primeiro projeto, pessoa com sorte na vida, fui contemplada com um fundo do GDF. Pensando em ousar participações de amigos e pessoas q fizeram parte da minha história pessoal e musical, consegui participações importantes. Ainda caindo a ficha de tudo, abordei uma cantora e compositora que desde pequena escuto e amo, e, mais uma vez, Deus só me dando colher de chá, consegui gravar uma música com a Lucina, acerca de um mês atrás.Cheguei na cara de pau, consegui expor minha vida em alguns min (ao vivo foi mais fácil, por um lado, difícil por outro, hehe)continua

 
At 2:20 PM, Blogger Flora said...

Ela ficaria em BSB, conheceu meu trabalho,topou e gravou. (mai godi, ainda não acredito nisso)E aí estou aqui vendo a possibilidade de ter sua participação no meu disco. Vc, como Lucina, não tem idéia da influência q tiveram na minha vida. (acho q comentei contido q cantava uma homenagem a Elis)Não tenho idéia da particularidade de cada artista pra analisar um pedido desse,mas lanço a proposta,do não pra baixo eu não saio, rsrsr. Tenho três músicas gravadas que estao sendo mixadas pelo Junior Tostói, aí do rio, que dão uma idéia da linha do meu trabalho.continua

 
At 2:21 PM, Blogger Flora said...

No www.myspace.com/floragarcia tem elas sem mix, site provisório e desarrumado, hehe. A música que penso na sua participação é liiiiiinnnndaaa, de uma compositora daqui maravilhosa, Ângela Brandão. (pra vc ter idéia, Lucina conheceu ela e já compuseram no mesmo dia, esse povo loco da torneirinha aberta)Tenho ela pre-produzida em mp3, da forma como vai ser e tem no http://www.youtube.com/watch?v=tsta5YGH2Ew, com a própria. Tá liiinda demais, sua voz só serviria pra dar o último tiro na Flora, caída no chão de ataque no coração. continua

 
At 2:21 PM, Blogger Flora said...

Bom, acho q consegui ser sucinta (!!!!!) Á, gravaríamos aí no rio, em estúdio de conhecidos nossos aqui. Já estamos nos finais, qq hora a partir de agora é hora pra isso, assim q tiver acordo. (preferiria falar mais, hehe, gosto de detalhes, mas pros meus q leram o meu email anterior, ele tava lindo e claro, mas..longo)Já falei algum momento atrás, mas não custa repetir e parabenizar sua missão maravilhosa cumprida e sendo cumprida com sua arte. Beijo no coração
Flora

 
At 10:36 AM, Blogger joyce said...

Querida Flora, fui visitar seu myspace, gostei muito de sua voz e vi que seu som realmente tem tudo a ver com a grande e querida Lucina, que deve ter sido uma influência super importante para você. Bacana, parabéns!

Por uma série de razões, porém, estou no momento restringindo participações minhas em CDs alheios, coisa que tenho feito talvez em demasia e que me tira o foco dos trabalhos que preciso fazer. Além disso, há outras questões pessoais que no momento estão pegando, e que não cabem aqui. Portanto, infelizmente tenho de declinar seu convite tão gentil e generoso.

Ficam meus votos de boa sorte nesse seu começo. Que os deuses e as deusas da música abençoem seu trabalho.
Bjs
J

 
At 11:20 AM, Blogger Flora said...

Oi oi!!!

Q peninha de galinha q não podes! Mas tudo bem, tenho outros Cd pela frente, e quem sabe em outro momento! (hehe, já fica aqui o convite para o próximo, q não sei quando, mas vai existir!)

Agradecida pelos votos e espero q consiga focar e realizar mais coisas bonitas pra vc e pro mundo. (Sobre foco eu sou mestra em entender, tou aprendendo e ainda tenho muito q evoluir nisso, menina, um drama! rsrsrs)

Tamos juntas no mar das vibrações e encontremos nossos sons no ar e, quem sabe, nos encontremos por aí!
(quando gravar "Tanta saudade" vou pensar em vc e se ficar bom eu digo q me inspirei em ti, hehe)

Fica com Deus
Beijão no coração
Flora

 

Postar um comentário

<< Home