quinta-feira, janeiro 05, 2012

réveillon

Copacabana, minha área, minha praia, meu lugar de origem, visto aqui do meu Posto Seis - onde nasci e fui criada. Deslumbrante cenário da festa de fim de ano mais concorrida do planeta. E pensar que na minha infância e adolescência era uma festa simplezinha, apenas moradores e devotos na areia, sem fogos, nem luzes, nem turistas. Hoje são vinte minutos ininterruptos de fogos, a galera toda vestida de branco, oferecendo flores para Yemanjá, pacificamente. Dois milhões de pessoas!

Tudo muito lindo, não fosse a quantidade - as muitas toneladas - de lixo deixado pelo pessoal. A praia vira uma lixeira só. No dia seguinte, sofrem a Comlurb e seus garis, que têm a tarefa de limpar aquilo tudo; sofre o coração de quem ama a cidade e não tem o triste hábito de jogar no chão um papel de bala sequer.

Por que as pessoas fazem isso? Acham que o papel do poder público é limpar a sujeira delas? Até é, mas que tal se a gente sujar menos? Alguém joga lixo no chão na própria casa? pois a cidade é a extensão da casa da gente, e cabe a cada um de nós cuidar dela. Vi muitas vezes, no exterior, especialmente no Japão, as pessoas varrendo a calçada em frente às suas casas e lojas, cada um sendo responsável pelo seu pedaço. Por que o Brasil não aprende a fazer o mesmo, já que crescemos tanto na economia? Que tal um pouco mais de educação para acompanhar nosso novo status de país emergente?

Deixo como desafio uma listinha singela de perguntas que li na revista Época, escrita por alguém tão indignada como eu. É pra ler e se perguntar. Depois me contem.

Experimente responder a estas perguntas. Jogo lixo na rua? Já deixei lixo na praia? De carro, furo o sinal vermelho? Acelero no sinal amarelo para assustar o pedestre? Buzino sem parar e xingo no trânsito? Dirijo depois de beber? Deixo meu cachorro fazer cocô na rua sem recolher? Já fiz xixi publicamente? Corro de bicicleta na calçada, pondo em risco velhinhos e crianças? Abro a mala do carro estacionado para fazer ecoar meu som predileto?

4 Comments:

At 11:31 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Pois é Joyce, o primeiro mandamento cristão é AMAIVOS UNS AOUS OUTROS (COMO EU VOS AMEI).
o primeiro mandamento do cidadão deveria ser aquela velha frase dita pela minha mãe e naquelas velhas aulas de EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA (lembra disso?) eis o primeiro: minha liberdade (ou direito) acaba onde começa a liberdade (ou direito) do outro. Por que será que ficou tão difícil para o pessoal entender isso nos dias de hoje? Somo elogidaos quando somos educados, quando devolvemso troco errado no caixa do supermercado, quando não pegamos o que não nos pertence, quando não jogamos o nosso lixo na rua. Se além de não jogar na rua nós fizermos coleta seletiva ainda ganhamos o mérito de sermos ecológicamente corretos!
Quem diria, condições mínimas e básicas de civilidade e vida em sociedade passaram a ser consideradas boas titudes de respeito! O que deveria ser inerente agora é execepcional! Alguma coisa saiu fora da ordem mesmo!

 
At 2:05 PM, Blogger pituco said...

joyce,

assisti alguns trechos exibidos no noticiário daqui...e acompanhei os relatos tragicômicos dos amigos que lá estiveram...chuva e multidão...eu dispenso, de qualquer maneira, uma grande festa na praia mais badalada do planeta...

e por vezes, até a fauna sofre com essa falta de educação...alguns pássaros são atraídos pelo aroma de cicletes jogados, negligentemente, na rua e ao ingeri-los, morrem asfixiados...agonizando...uma tristeza e maldade...

lixo no lixo...

pra não me estender no comentário, depois conto sobre um entrevero entre mim e uma japonesa, sobre esse hábito de se jogar lixo na rua, inadvertidamente...

abrçsonoros

 
At 3:46 PM, Anonymous Gustavo Baião said...

Bem observado, Joyce.
Também fiquei em Copa, posto 5, e tive a mesma impressão. Lindo show pirotécnico dividindo espaço com mto lixo.
Abraço,
Gustavo Baião

 
At 9:45 PM, Blogger Murilo said...

Lindo descobrir que você tem um blog... feliz 2012! Continue nos deliciando com sua música!
Já toquei gravações suas com Toninho Horta no meu programa de rádio aqui em São Carlos, está lá pra quem quiser ouvir: www.etcjazz.blogspot.com. Um abraço

 

Postar um comentário

<< Home