sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Pery

Com tristeza ficamos sabendo da partida, hoje, de Pery Ribeiro, um dos grandes cantores brasileiros de todos os tempos. Se ele estivesse bem de saúde, teríamos nos encontrado há pouco tempo, pois ele estava escalado para participar do show que fizemos em SP no SESC Pinheiros, do Quarteto em Cy, em homenagem aos 50 anos da música 'Garota de Ipanema', que ele foi o primeiro a gravar, num registro histórico. Com sua repentina internação, sua participação neste show não foi possível, para tristeza de todos nós, artistas e plateia.

Sua vida não foi nada fácil, com uma complicada história familiar ligada aos seus pais, Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, que virou até minissérie de TV - baseada em seu livro, "Minhas Duas Estrelas", um relato pungente e dolorido de um filho de dois grandes artistas brasileiros. A certa altura, ainda pequeno, Pery foi mandado para um internato junto com o irmão, pois o juiz entendeu que aqueles pais artistas "não tinham moral" para criar os dois meninos. Enfrentou, na juventude, o alcoolismo da mãe e a incompreensão do pai, ambos a quem amava muito. E no entanto, já adulto, no palco, ele era só música e alegria de viver.

Você perguntava em que tom ele cantava determinada música, e ele respondia: "canto em qualquer tom". E o pior é que era verdade. Grande Pery. Uma voz que vai fazer muita falta. Que chegue bem nesta viagem.

8 Comments:

At 6:03 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Que bom que registraste esse triste episódio. Pery é o preferido de minha infância, tocado em 78RPM ou nos primeiros compactos que eu ouvia na eletrola de meu tio Oswaldo - grande colecionador de discos de música brasileira - de onde eu talvez tenha aprendido a gostar e ser colecionador mais tarde. Sempre que voltava de minhas férias no Rio,meu tio _hoje vejo o tamanho de sua bondade e amor_ me deixava trazer um ou dois discos de sua coleção_ deveria ter eu uns sete anos de idade. Só colecionador sabe o quanto dói se desfazer de cada bolacha daquelas....mas isso garantiu semear novas sementes que brotaram (fui aprender essa dor bem mais tarde). Pois bem, numa dessas trouxe o do Pery. Tenho até hoje! E adoro cantar: "giramundo, me deixe esquecer esse amor que você fez de novo morrer...roda terra ......" linda voz, lindo acompanhamneto musical....Grande Pery! Vai com Deus! Choro aqui, de saudades de você e de um pouco de mim mesmo...
LUIZ

 
At 3:05 AM, Blogger pituco said...

joyce,

apesar de n'ao curtir a interpretação de garota de ipanema...respeito pacas o trabalho do pery ribeiro no bossa rio e no antológico gemini v...

que descanse em paz...

 
At 9:43 AM, Blogger Luiz Antonio said...

ps. o belo acompanhamento musical que referi é do Milton Banana Trio.

 
At 2:40 PM, Blogger Luiz Antonio said...

joyce, não publica isso...mas o Caetano...ta "p da vida" porque vão dar o nome de "tropicalia" ao condominio de luxo em salvador...apropriação indevida.... e a vida segue....

 
At 6:38 PM, Blogger joyce said...

O Caetano mesmo já publicou isso na imprensa. Até mandou um 'desocupem Salvador', bem a propósito...

 
At 10:09 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Mais uma perda para nossa música. Pery Ribeiro foi um dos primeiros se não o primeiro cantor com "voz" a cantar Bossa Nova. E interpretou de uma maneira fenomenal. Ficou na história por ter sido o primeiro a gravar Garota de Ipanema mas ele foi além. Mais um músico brasileiro que foi se juntar na orquestra do céu.

 
At 11:24 AM, Blogger Érico Cordeiro said...

Olá, Joyce.
Gostaria de te mandar um exemplar do meu livro "Confesso que ouvi". Como faço? Você poderia informar o endereço para correspondência?
Aqui vai um link de uma resenha sbre o livro, que o Luiz Orlando Carneiro, muito generosamente, escreveu : http://www.jb.com.br/jazz/noticias/2012/02/11/confesso-que-ouvi-71-cronicas-harmoniosas-sobre-jazzmen-e-seus-discos/
Quanto ao Pery, realmente é uma perda enorme. Ele tinha uma voz maravilhosa e um repertório elegantérrimo.
Abraços!

 
At 4:07 PM, Blogger MOSOFI said...

Oi, Luiz Antonio, você citou os versos de uma canção que carrego na minha memória afetiva que gosto muito e vivo, recorrentemente cantando o trecho que me lembro. Faz tempo que procuro por essa música na net, sem sucesso. Não sabia que era o Pery Ribeiro que cantava.
Por acaso, você a achou em algum lugar? Caso positivo, me diz o que faço pra encontrar ou como é o título, pois, nas minhas tentativas, sempre me deparo com "Os Incríveis" cantando Giramundo, mas é uma versão de "Giramondo"

O trecho que sei, pode até ser a letra completa.

Gira mundo
Me deixa esquecer
Esse amor que você
Fez de novo morrer.
Gira a terra
Que o tempo que passa
Vai mostrar a graça de viver
Canta criança
Devolve a esperança
Que um dia
Com mãos de criança, perdi
Brilha sol
Manda a chuva ir embora
Nas horas de chuva
Que um dia sorri.

Se puder, me dê uma dica de como achar.

 

Postar um comentário

<< Home