sábado, março 31, 2012

2012

"Ó ano triste e sem sorte..." Lá se foi mais um, o genial Millôr Fernandes, que conheci de perto lá pelos meus19 anos, eu ainda iniciando minha carreira, quando ele namorava minha amiga Dulce Nunes, que depois se tornaria, por um bom tempo, a sra. Egberto Gismonti... Isso foi no final da década de 1960. A última vez em que o vi, há uns doze anos atrás, foi num coquetel do jornal 'O Dia', em que tive uma coluna semanal entre os anos 1998 e 2000, e do qual Millôr era um dos colaboradores mais importantes. Ele brincou comigo e me deu uma leve sacaneada, dizendo que, agora que eu estava escrevendo, ele se sentia autorizado a ir cantar no Japão. Baixei a crista e concordei: no quesito escrita, ele estava certo... Mas fui em frente, já que nem todo o mundo precisa ser tão genial como ele foi. E aqui entre nós, acho que cantando no Japão ele faria pior figura do que eu escrevendo no jornal 'O Dia'...

Millôr foi um dos fundadores do 'Pasquim', e a livre associação de ideias me faz lembrar que amanhã irá ao ar o último episódio da série 'No Compasso da História', que se encerra na década de 1980, com a campanha pelas diretas, o atentado do Riocentro (que quase dizimou a MPB), o rock Brasil, a música independente, a vanguarda paulistana, o surgimento de novas compositoras, a morte de Elis, e finalmente, a redemocratização do país. Por acaso, a exibição deste episódio cai em data emblemática, com o mofo da velha ditadura ainda rondando o Brasil novinho. Eu - que tirei meu título de eleitor aos 18 anos, conforme manda a lei brasileira, mas só pude usá-lo para escolher um presidente aos 41 - não me permito esquecer as sábias palavras do querido Nelson Motta, quando foi entrevistado para o programa: "as pessoas só dão valor à liberdade quando perdem. Nada justifica a perda da liberdade. Ideologia nenhuma." É isso aí.

5 Comments:

At 8:01 PM, Anonymous Baptistão said...

Que coisa. Marta Strauch, Millôr, meu amigo Artur de Carvalho... Meus colegas partindo em bloco...
Joyce, acabo de comprar e ouvir Samba-Jazz e Outras Bossas. Muito bom! Gostei sobretudo de "Compositor" - você e o mestre Paulinho Pinheiro inspiradíssimos novamente ("Outras Mulheres" é uma obra-prima). E eu, que tanto quis ser compositor na vida, quase me conformo ouvindo essa música. Parabéns. Abraços pra você e pro Tutty, e felicitações pelos 35 anos - bodas de quê agora?

 
At 1:16 AM, Blogger pituco said...

joyce,

é a geração que se despede...e a obra que permanece...agora, o millôr perdeu uma oportunidade e tanta de ficar calado...comparação infeliz a dele...bom, os gênios também erram...

abrçsonoros e segue o som

 
At 12:59 PM, Blogger Fefeu said...

Oi, Joyce!

Vi que o lançamento de Aquaruis será em Belo Horizonte. Apesar de ser mineira, moro mais perto da capital Paulista. Inclusive, fui ao seu show no Sesc Pompeia, ano passado. Gostaria de saber se vai haver algum show de Aquaruis em SP também.

Mil beijos, Fefeu.

 
At 3:05 PM, Blogger joyce said...

Vai ter Aquarius em SP sim, Fefeu. Só não sabemos ainda a data.

Baptistão, a bruxa anda solta, e não é exclusividade do povo das artes. Mas o que mais ouço dizer é que a longevidade na política podia ser revista pelo pessoal que organiza isso lá em cima...

E seguimos em frente, pois, como dizia minha mãe, pra morrer basta estar vivo...

 
At 9:38 PM, Blogger Fefeu said...

Obrigada pela atenção.

Aguardarei ansiosamente!

Beijos

 

Postar um comentário

<< Home