terça-feira, setembro 08, 2015

Novidades

Deus do céu, ficou complicado demais escrever neste blog. Minhas apari ções por aqui se tornam mais e mais raras. Thanks, google.

De qualquer forma, não poderia poupar esforços pra mostrar o filhote novo. Alguns já viram e até já têm. Por enquanto, saiu só no Japão e adjacências asiáticas. Mas foi feito com carinho e tesão, os standards de jazz (e mesmo alguns não-jazz, como 'Banana Boat', do amado Harry Belafonte, que fiz como uma toada lenta, canto de trabalho que é) passaram por todas as tomadas de liberdade possíveis nos arranjos que fiz. 'Love For Sale', por exemplo, de Cole Porter, virou um afoxé - o que quer dizer que a narradora da canção, que 'vende' seus amores, virou uma baiana. 'Let's Do It', do mesmo autor, virou um samba sincopado. 'Invitation' (que João Donato adora) virou um tango. 'Fever', sucesso da saudosa Peggy Lee, teve ritmo e harmonia virados do avesso. "Nature Boy' ganhou um clima meio mineiro, de hino, onde meu neto Tomaz e seus amigos de grupos vocais diversos (uma cena que cada vez vai mais se firmando aqui no RJ) emprestaram suas vozes ultra-jovens a esta linda canção.

A única canção em que não mexi nada foi justamente 'The Shadow of Your Smile', que ensejou aqui um comentário bacana de um leitor, Gilliat, no meu post anterior. Não mexi porque quis manter a canção exatamente como consta na partitura que o autor, meu amigo Johnny Mandel, me deu em 2008 para um projeto que tivemos juntos, mas não conseguimos realizar por razões financeiras. A única coisa que fiz foi pedir um andamento ultra-slow-music para meus companheiros de gravação, e que a canção rolasse o mais cool possível, para limpar os excessos de gravações antigas, que a tornavam quase brega, apesar de linda.

Procurei canções que tivessem melodias lindas, e isso foi fácil. Mas procurei também letras significantes, já que minha proposta foi gravar no original em inglês. Isso também não faltou. Canções como todas as citadas acima, mais 'Moon River', 'You Do Something To Me' e tantas outras. Foi bonito de fazer. E uma delícia de tocar.

Enfim. esse não sei se chegará algum dia ao Brasil. Mas me fez feliz, por enquanto.

Acho que o próximo será autoral.

3 Comments:

At 3:34 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Se for migrar, espero que não, avisa..só não some daqui naquela de " saí mesmo á francesa..." que EU não vou desculpar! (kkkkkk)

 
At 4:09 AM, Blogger pituco said...

oi joyce,
tô ouvindo o cool só agora...imaginei que fossem versões tuas para os standarts...de qualquer maneira, a melhor notícia é o novo autoral...

abrsons

 
At 6:39 AM, Blogger Daniela Aragão said...

Espero ávida a oportunidade de ouvir Joyce. a capa está deslumbrante com este azul amplamente sugestivo de texturas sonoras elevadas que você sabe conduzir com maestria.

beijos

 

Postar um comentário

<< Home