domingo, setembro 22, 2013

Em NYC

Esta é a entrada da Washington Square, a praça no Greenwich Village que nos serviu de endereço em 1977. Morávamos na Thompson Street, pagando o ridículo aluguel de U$180 - dividido por 4 pessoas, pois junto conosco morava o também casal Duduka da Fonseca e Toni Callado (nossa querida amiga Toni, apesar do apelido, era uma menina, chamada Maria Antonia. Infelizmente, já falecida). Dividíamos, pois, este apêzinho mínimo, de 2 quartos, uma copa/cozinha (não havia sala) e um banheiro que mais parecia uma cápsula espacial, de tão pequeno que era. E lá fomos felizes. Éramos jovens.

Conto tudo isso porque passamos por lá mais uma vez esta semana, tendo ido a NY fazer um show fechado, numa festa particular. Nos primeiros dias, por conta do compromisso, ficamos no Carlyle Hotel, no Upper East Side, chiquérrimo. Como queríamos ficar mais alguns dias na cidade, acabado o período do show, resolvemos nos mudar para onde tudo começou, e assim passamos mais 4 dias no Village.

Foi engraçado ver a nova portaria do nosso antigo prédio, cujo aluguel atual de um apartamento  certamente custa no mínimo 20 vezes mais do que em 1977. Mas a área do Village continua a mesma, o que muito me fez pensar, vendo a juventude que hoje ocupa suas ruas e cafés. Gente bonita, inteligente, esperta, e ainda pobre (pois o bairro ainda é relativamente barato). Alguns se darão muito bem, outros muito mal, outros irão cair na real e voltar para seus lugares de origem. E poderão com tempo e calma apreciar o que há de bom, sem mais ansiedade, quem sabe?

Os muito jovens moradores de Greenwich Village são iguaizinhos a nós nos anos 1970. Ou nossas filhas nos anos 1990. Ou, quem sabe, algum dia, os filhos e filhas delas... O feitiço de New York se reproduz através das gerações, eterna juventude.

New York, city of illusions.


1 Comments:

At 12:03 AM, Blogger pituco said...

joyce,

que bacanudo relato...é vero...quando jovens, a gente não mora, acampa...

abrsonoros

 

Postar um comentário

<< Home