sexta-feira, novembro 19, 2010

No Compasso - gravação de ontem


Mais um post para relatar o prosseguimento das gravações do nosso programa, 'No Compasso da História'. Desta vez com meu velho amigo Nelson Motta, na casa dele, conversando sobre o final dos anos 1960, ditadura, AI-5, Tropicália e outros eventos a que juntos assistimos, nós e toda a nossa geração.

No dia em que saiu o decreto do AI-5, em dezembro de 1968, eu estava na casa dos pais do Nelsinho, onde começaríamos a trabalhar no meu disco do ano seguinte, 'Encontro Marcado', que viria a ser a primeira incursão dele como produtor. Ele trabalhava no Jornal do Brasil (ou seria na Última Hora? agora já não lembro), e chegou com a notícia de que a barra havia pesado, e dali para a frente haveria censura prévia de tudo - música, teatro, cinema, imprensa - proibição de reuniões e associações sem permissão do governo, fechamento do Congresso, fim do direito ao habeas-corpus, prisão de artistas e intelectuais, e tantas outras durezas. A ditadura vigente entre 1964 e 1968 era uma ditabranda em relação ao que viria. Como disse Nelsinho no programa, "a gente não era tão infeliz, e não sabia..."

Como ele também lembrou na conversa, hoje em dia o pessoal que tem menos de 45 anos não faz ideia do que já passamos no nosso Brasil. O país mudou, e nós com ele. Que possamos continuar vivendo uma saudável democracia - o pior regime do mundo, com exceção de todos os outros.

2 Comments:

At 12:30 PM, Blogger Paul Constantinides said...

joyce
nelson motta é figura super interessante. acho incrivel q ele tenha descolado um e outro sucesso musical em diferentes generos musicias. uma façanha.
sua biografia sobre Tim Maia é uma beleza.
tenho certeza q sua conversa com ele deva ter gerado algo super bom para o seu programa.
beleza.
abs
paul

 
At 9:15 AM, Blogger Paul Carv said...

Alô, Joyce, bom dia!

Esse tempo eu também vivi, mas conhecer Nelsão, Nelsinho e família só muitos anos depois. E viva a Gávea, Leblon e arredores.
Viva a cidade toda, ora!!!!

 

Postar um comentário

<< Home