domingo, outubro 10, 2010

três garotas de Ipanema


Nádia é psicóloga, especializada em trabalhar com grupos de mulheres, adolescentes e famílias.


Eliane é socióloga, mas atua na área de urbanismo, inclusive dando aulas aos futuros arquitetos da UFRJ.



E eu sou eu, mas isso vocês já sabem.

Somos três amigas de infância, três garotas de Ipanema de classe média, que estudaram na mesma escola, adolesceram juntas e depois seguiram seus caminhos, cada uma buscando seu rumo. Acabamos nos reencontrando em 2005, nos 40 anos de formatura do curso Clássico do Colégio São Paulo - um colégio de freiras que ficava (ainda fica) diante do mar do Arpoador. Um reencontro que vem se repetindo anualmente. E no último encontro da turma, Nádia teve uma ideia.

"Por que a gente não cria um blog falando sobre isso?" O "isso" em questão era como definir a gente _ garotas de Ipanema dos anos 60/70, daquela geração que mudou tudo, envelhecendo no século 21. Pois o que vimos nas reuniões era interessante. Ninguém com cara de plástica. Nenhuma dondoca, mas nem também nenhuma senhorinha. Todas nós (e olha que não somos poucas) com energia e humor de sobra, embora nem todas mais atuando profissionalmente. Mas havia no grupo, além das aposentadas de praxe (geralmente as que optaram pelo serviço público), professoras, cientistas, tradutoras, psicanalistas, jornalistas, uma gama infinita de escolhas. E o mais importante, alguma coisa indefinida, um certo 'caráter coletivo' de valores que nos fez pensar.

Eliane achava que, de alguma forma, nosso colégio - que tanto questionávamos, na época - tinha muita coisa a ver com isso. Já eu questionei se não seria talvez o reflexo de uma certa classe média carioca daquele tempo, com seus valores implícitos gravados em nós, desde a infância.

Por tudo isso, decidimos criar um blog a três, para discutir esse mistério que é o envelhecimento de uma geração que mais uma vez estará quebrando a escrita e não seguindo o disposto. Como é que a gente envelhece? Começa quando? (eu não sei quando vou começar...) Há políticas públicas que contemplem essa gente toda que vai durar mais do que o previsto? É diferente para os homens e para as mulheres?

Enfim, aviso quando estiver no ar (está em construção). Vai se chamar, naturalmente, 'Avec Élégance'... que é como pretendemos atravessar essa nova fatia de vida.


7 Comments:

At 3:38 PM, Blogger Marcel said...

Que coisa maravilhosa Joyce!

Eu vou adorar ler sobre isso!

Aliás, vai ser ótimo eu daqui
alguns anos podendo passar por
momentos como este, deve ser
sensacional rever amigos de
longa data.

E já que passei por aqui, me lembrei que hoje assisti a uma entrevista
no Canal Brasil e você estava lá.
No programa A História Sexual da
MPB. Enfim, não tenho nem o que
falar, você e Fátima Guedes falando
sobre as passagens da carreira, algumas composições, pra mim foi
muito satisfatório. Tudo bem que
sou suspeito pra falar de compositoras, já que adoro todas.

Um Grande Beijo!

E Sucesso no novo Blog! =)

Marcel.

 
At 11:48 PM, Blogger pituco said...

joyce,

garotas de ipanema são especiais, com certeza...

compartilho com o marcel toda admiração por vocês...assim como os votos de sucesso, sempre...

discutiu-se, certa feita em comuna jobiniana do orkut, sobre a aposentadoria de músicos e coisa e tal...e o resultado foi incrível...o desinteresse por parte dos profissionais da classe, nesse quesito...eu me incluo de certa maneira(a gente acha que nunca envelhece...rs)

quem nos 'puxou a orelha' foi um camarada muito bacanudo, geraldo picanço, arquiteto e amigo virtual, que mora no posto 6 e foi contemporâneo do beco das garrafas e coisa e tal...lembrou-nos que música é uma profissão como outra atividade social qualqeur...obrigadão.

abraçsonoros

 
At 6:22 PM, Blogger Marcel said...

Sinceramente,

Concordo 100% com o que o Pituco disse.

Estou começando a minha estrada agora, e nunca, jamais vou querer pensar em estacionar. A música não pode parar!

 
At 11:58 AM, Blogger JoFlavio said...

J
Minha irmã, acredito um pouco mais velha do que a trinca em questão, também estudou no Colégio São Paulo - eu e meu irmão no Santo Agostinho. Acho que ela foi colega da Wanda Sá. Talvez por isso a Ana Marta (minha irmã) foi a única dissidente da familia ao escolher o Fluminense como time do coração, aliás uma característica da maioria das alunas do colégio. Nosotros somos da estrela solitária.

 
At 4:40 PM, Blogger joyce said...

Jô, a Wanda é 4 anos mais velha que eu. Não nos conhecemos no colégio, nem naquela época eu poderia adivinhar que seríamos super amigas, anos depois - 4 anos fazem diferença quando somos muito jovens, depois vira tudo uma coisa só... Quando ela fez o 'Vagamente' eu tinha 16 anos e fiquei fã, sem imaginar nada disso...

E eu sou Fluminense por causa do Castilho, goleiro maravilhoso que meu irmão mais velho me apresentou - o meu irmão do meio queria que eu torcesse pelo Botafogo, o que naquele tempo era moleza, com aquele time incrível, base da seleção de 58 - mas eu optei pela figura heróica, e finalmente trágica, do Castilho. Nessa, o colégio não teve culpa...

 
At 5:29 PM, Blogger MJ FALCÃO said...

Eu adorei estas três garotas de Ipanema, mas não encontrei modo de deixar o comentário há dias... Hoje click, consegui logo.
Parabéns Joyce
o falcão

 
At 5:52 PM, Anonymous Bia Tannuri said...

Joyce,
Hoje estava na praia e li na revista do Globo uma entrevista sua e me reportei a uma epoca que embora distante parece que foi ontem, dos morrinhos de areia na praia para colocar toalhas, dos bronzeadores nada recomendáveis, enfim uma fase da vida que só me trouxe boas recordações. Também achei a ideia de criação do blog muito interessante e a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi buscá-lo.Parabéns e sucesso.
bjs
Bia Tannuri

 

Postar um comentário

<< Home