terça-feira, maio 10, 2011

bossa nova!


Finalmente gravamos para o nosso 'No Compasso da História' o programa sobre os anos dourados da Bossa Nova, a era JK, a inauguração de Brasília, os "50-anos-em-5" - e o tempo em que, segundo Roberto Menescal, "a gente era feliz, e sabia".

(nas fotos do cenário, a gloriosa gravação Jobim/Sinatra, ganhadora de todos os Grammies do ano de 1967)

Nossa convidada para este programa foi a hiper-musical Cris Delanno, que conhece de trás para diante este repertório - assim como eu, que fui nascida, criada e amamentada por esta grande música. Isso fez com que este programa batesse o recorde da série em rapidez nas gravações...

Nas fotos acima, o grande Carlos Lyra, um dos ícones da jovem bossa, que ajudaria, com Nara Leão, a fazê-la tomar um rumo mais politizado... Mas isso é outra história, de outro programa da série...

(Antonia Adnet arrasou no segundo violão para um repertório de riquíssimas harmonias e, por isso mesmo, difícil de complementar. Ela tem cabeça de arranjadora e mão de grande instrumentista, e cada vez mais me convenço do acerto que foi convidá-la para estar na série)

A curiosidade maior foi encontrar, totalmente por acaso, nas fotos do cenário, uma capa da revista 'O Cruzeiro' dos anos 1960, onde aparece, resplendente em seu biquíni branco, a então garota de Ipanema Heloísa Carvalho Tapajós, nossa Losinha, pesquisadora de MPB do programa. Vejam na foto abaixo!

Numa outra foto, que não aparece por aqui, vimos também Cleide Ramos, hoje presidente da Multirio (e na época presidente de diretório acadêmico de sua faculdade, o que só comprova sua vocação para presidências...) pedindo um autógrafo (assim me pareceu) a Vinicius de Moraes.

Cenas de tempos felizes de um Brasil ainda cheio de esperança, onde não se imaginava o que viria depois.

PS- fotos, como sempre, de Alberto Jacob Filho.

3 Comments:

At 12:48 PM, Blogger Marcel said...

Ah,

A Cris Delanno além de ótima cantora, leciona canto!

Esse programa será um dos que mais prometem! Se Deus quiser que saia em DVD para que não possamos nunca, jamais, perder tal acervo!

A Antônia Adnet além de linda, ótima instrumentista, com uma uma voz bem leve; das que eu mais curto, o CD dela "Discreta" cujo faixa-título é aberta por ela acompanhada de Roberta Sá, está lindo demais!

E como já era de se esperar, Joyce sempre toda formosa e linda nos arranjos e acordes que ela tão bem conhece, e que senhores acordes! Aqueles que as vezes eu passo horas à fio assistindo nos vídeos para desvendá-los. Aliás, ando aperfeiçoando a técnica! rs

Sem contar, que hoje cheguei em casa e dei de cara com a caixinha do sedex e o logo "Biscoito Fino", Yes! o "Samba Jazz & Outras Bossas" chegou em minha residência! ♪ ♫ ♪

E cá estou, viajando e me perdendo nesse mar de ritmos, no momento curtindo "Compositor", música essa que a minha amiga Khrystal Saraiva vem cantando nos shows dela, e está lindo demais!

E a prova da Etec vem ai, e sem dúvidas lá irei eu com a cara e a coragem cantar/tocar "Mistérios", e quem sabe passar! Que seja a vontade de Deus!

Um Beijo enorme!!
Até Jazz!

 
At 2:39 AM, Blogger pituco said...

joyce,

50 anos em 5...rs...bacanudo isso

além de vocês três lindas e talentosas...as fotos do mural estão bacanudas pacas...lindo lindo

parabéns
abraçsonoros

 
At 11:09 AM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

A Cris Dellano é uma cantora sensacional. Esse programna eu quero ver de qualquer jeito

 

Postar um comentário

<< Home