quarta-feira, maio 18, 2011

o Brasil e o mundo

Nosso amado Japão passa ainda por momentos complicados. A situação pior é a que se refere ao vazamento nuclear, pois não se tem certeza de mais nada. Os peixes estão contaminados? O sushi é seguro? A verdade está sendo dita?

Vejam como fervem as ruas de Tóquio...
Agora imaginem duas megacidades brasileiras, Rio e SP (maiores que Tóquio) atingidas por um vazamento nuclear em Angra, que fica logo ali, bem no meio do caminho entre as duas cidades. E com uma estrada, a Rio-Santos, que tem um longo histórico de desabamentos na época das chuvas, servindo como local de escape.

Nos anos 1980, quando Angra I estava sendo construída, fui ativista antinuclear, junto com vários colegas. Andava pela rua com um button na lapela trazido da França, com os dizeres "la nucleaire? non, merci". Não adiantou nada, claro. La nucleaire veio para ficar.


Já em Barranquilla, Colômbia, onde estivemos em setembro de 2010, qualquer chuvinha faz um estrago e toma proporções amazônicas. Agorinha mesmo houve uma enchente monstruosa por lá, de sérias consequências. O Brasil vai indo pelo mesmo caminho - com a mudança climática, para a qual temos consistentemente contribuído através do desmatamento, provocando catástrofes como a da Serra este ano e as recentes inundações no Nordeste. Favelização, destruição das florestas para implementação de plantação de soja e criação de gado, a irresponsabilidade humana. Prosperidade e progresso.

O artista plástico Ai Weiwei, autor dessas belas cabeças de animais do horóscopo chinês que estiveram na Bienal de SP ano passado (e que tanto encantaram nossas crianças), está na cadeia, acusado de dissidente pelo governo de seu país. O cineasta iraniano Jafar Panahi, autor do ingênuo "O Balão Branco' e do feminista (e, portanto, incendiário para olhares muçulmanos) "O Círculo', também - está proibido de viajar e de filmar por 20 anos. China e Irã são parceiros comerciais do Brasil. São países onde as liberdades de opinião e comportamento podem levar à prisão.

O Brasil aprovou a união civil gay, ponto pra nós. O Brasil tem a melhor música do planeta. Minha cidade tem um povo que aplaude o por-do-sol. Somos um povo que tem fé. O Brasil é o coração e a alegria do mundo.
É ou não é?

4 Comments:

At 6:44 PM, Anonymous Anônimo said...

About week ago I've seen a Wasilewski Trio jazz concert here in Poznan.
They performed very well in terms of playing jazz.

But ..... "very well" is not enough.

What I look for is an immediate feel of joy/brilliance that comes to you while enjoying music.

Until A-Trane concert I've never travelled for a concert to another city.
It was brilliant :-)

So, if You ask about Brazil's top rank in this subject, .... that may be true :-)

Aleksander / PL

 
At 5:37 PM, Blogger joyce said...

Thanks, Aleksander! Hope the sun is shining in Poland!

 
At 10:52 PM, Anonymous Jordan /BJ/China said...

Joyce, as a long time fan of Bossa Nova & a newly convert to MCB, I thank you for bringing the attention of Ai Weiwei & his fight against the Government cover-ups from 2008 Sichuan earthquake. Although China has been steamrolling across the world economically, its people had already lost their moral & ethical compass: first, the sweeping of old Confucian, Taoist & Buddhist traditions and now, the degradation of rural Communist ideology. It's all about the Money Culture & Material Trophies these days.

Thank God for your music and other Bossa Nova artists that had eased the world weariness of many a Japanese salaryman & Asian urban workers. Hope to see you in China someday!

 
At 5:34 PM, Blogger joyce said...

Thanks, Jordan! I've really appreciated your message. Peace and music for you - and for the people of China as well!

 

Postar um comentário

<< Home