sexta-feira, junho 13, 2008

Johnny é um gênio

Hoje me bateu uma saudade do querido Johnny Alf. Faz tempo que não nos vemos, e sei que ele não andou muito bem de saúde. Sei também que José Serra, governador de SP, tem, sem fazer alarde, providenciado para que nada lhe falte numa hora dessas, o que depõe muitíssimo a seu favor (do Serra, claro). Políticos geralmente não estão nem aí para a cultura, e é bom encontrar um que se preocupe com o bem-estar desse que é um dos maiores criadores da nossa música.

Cresci ouvindo Johnny, Donato, Tom, João, essa foi a minha música de formação. Tive sorte. Ontem mesmo estive respondendo a uma entrevista para a revista Guitar Player, e o repórter me perguntou o que mudou na minha música a partir do momento em que eu 'entendi' a bossa-nova. Tive de explicar a ele que não houve antes nem depois, não houve um momento em que passei a 'entender' aquilo _ praticamente nasci sabendo, já comecei a fazer música com aqueles acordes que eu ouvia na infancia, desde sempre. Pra quem cresceu ouvindo isso, parece simples, e acaba sendo mesmo. Essa foi a grande sorte da minha geração: não crescemos ouvindo pop-rock e outras bobagens. Já nascemos mamando nas tetas da grande música brasileira.

Aos 14 anos, quando eu estava exatamente começando a tocar violão, acertei o escore do jogo da final da Copa de 62, e ganhei um bolo esportivo (não sei se ainda se chama assim). O que fiz com esse dinheiro foi comprar um LP de Johnny Alf, 'Rapaz de Bem'. Eu não recebia mesada, e só poderia fazer uma extravagancia dessas se ganhasse na loteria. Foi quase isso, e tenho esse LP até hoje na minha coleção de vinis. É uma preciosidade. Naquela época jamais me passaria pela cabeça que eu e Johnny um dia tocaríamos juntos e seríamos até parceiros, o que foi acontecer uns 40 anos depois, para minha grande alegria.

Espero que o Johnny se recupere logo. Tive a sorte de trabalhar com ele, e quero mais!

4 Comments:

At 4:05 AM, Blogger Dagomir Marquezi said...

Gosto muito do seu equilíbrio e da maturidade de suas opiniões. Desejo tudo de melhor prá você e pro Tuti, que eu vi tocar com Gilberto Gil no Tuca mais ou menos em 1969.

Um beijo

 
At 12:18 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Também gosto muito do Johnny. Também tenho o prazer de ter vinis dele em minha coleção. Comigo foi um pouco de intuição, como ja disse, sou de uma geração que já nasceu longe da musica do Brasil, voltado para supertramp, pinkfloyd, e outras coisas com as quais nunca me identifiquei, então baseado um pouco naquilo que ouvia minhã mãe cantarolar enquanto lavava a louça fui atrás de Maysa, Johnny, Leny (também nome de minha mãe) e um dia analisando detalhadamente as fichas das músicas nas capas dos discos percebi que "estranhamente" tudo aquilo que eu adorava ouvir e cantar, a grande maioria era de um tal de Tom Jobim e Alberto (ou será Adalberto?) de Oliveira...Daí em diante onde encontrava o nome da deles nas capas dos discos, mesmo sem conhecer bem o artista eu comprava para "experimentar". E assim descobri a bossa nova, e daí fui entendendo mais e mais e aos 18 anos era um peixe fora do áquario na minha turma que só ouvia música estrangeira. Já naquela época, anos 70 o rádio só tocava as mesmas porcarias de hoje e o que a turma sabia de Musica do Brasil era mesmo aquela drogas tipo "telefone chora", "cadeira de rodas" e outras... então só me restava lamentar por eles que nunca ouviriam Chovendo na Roseira, As praias Desertas, Rapaz de Bem, Eu e a Brisa.... A tua música com o Johnny é a mais linda do Bossa Duets. Música e letra bélissima. Saúde pro Johnny!
PS: mudando de assunto:
Sabes que sou carioca, mas fui tirado desse ventre, encravado nas montanhas mais lindas do mundo, ainda pequeno quando minha família veio aqui pro sul da ilha, mas como eterno amante do Rio hoje encontrei uma foto no fotlog do Terra vou colocar o link aqui. Acesse e veja a maravilha do Rio nos Anos 20. Olha a imponência das montanhas engolindo a cidade, de qualquer lugar você avistaria o Redentor, o Dois Irmãos, a Urca... o sentimento é realmente de que se vivia num paraíso e que, ao olhar para cima, além da magnitude da natureza seria possivel sentir e ver a luz do Criador a abençoar tudo... LINDO DEMAIS! http://fotolog.terra.com.br/lanternamagica:452

 
At 1:02 AM, Blogger Juli Mariano said...

Em nosso show em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, tenho cantado "Rapaz de bem" e "Eu e a brisa", não sem antes dedicar a ele, as melhores vibrações. Que bom que ele vem se recuperando e recebendo um carinho imenso de toda a equipe que está lhe atendendo.

 
At 3:47 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Oi Joyce!
Que maravilha saber noticias do Johnny, sem dúvida um dos maiores gênios da nossa música.
Pena que a música dele é privilégio para poucos ouvidos nesse país que não sabe dar valor ao que tem de melhor.
Eu tenho o Bossa Duets, é sensacional ouvir você e o Johnny cantando juntos, a música Plexus é linda e Céu e mar, nem se fala.
Espero que ele melhore e volte aos palcos e que finalmente o povo brasileiro renda suas homenagens ao grande Johnny Alf, ele merece.

 

Postar um comentário

<< Home