quarta-feira, abril 30, 2008

mais Danilo

Não tenho em meus arquivos nenhuma foto do Danilo. Mas tenho muitas do irmão dele... Eu e Dori temos trabalhado muito juntos, e dependendo do ambiente, `as vezes ele é confundido com o irmão mais novo. Diz ele que não se incomoda, só não quer ser confundido com a Nana...

Portanto, é com uma foto do meu irmão musical, Dori Caymmi, que ilustro este post, contendo mais um texto enviado por seu irmão de verdade _ e novo colaborador aqui do blog _ Danilo Caymmi.


É A VIDA DA BAILARINA....


MANHÃ DE SÁBADO EM BRASÍLIA. MANHÃ DE CÉU NUBLADO. ACABO DE ACORDAR.
AINDA COM UM POUCO DE SONO, LIGO A TELEVISÃO E ACOMPANHO O PÉSSIMO SOLO DO DEP. JOÃO ALVES NA CPI DO ORÇAMENTO (TEM QUE FAZER "TABLADO", TEM QUE SE SOLTAR, TEM QUE APRENDER A REPRESENTAR...)
LEMBRO-ME DO SHOW DO TOM JOBIM NA NOITE ANTERIOR. DIFÍCIL. MUITOS PROBLEMAS COM A PRODUÇÃO LOCAL. PIANO VELHO. SEMPRE PIANO VELHO!! CADÊ O CONTRABAIXO DO TIÃO NETO? SALVA-ME O HUMOR FINO DO DEP. JARBAS PASSARINHO.
ESTAMOS NA CAPITAL COMEMORANDO O SESQUICENTENÁRIO DA" BOSSA NOVA" SEGUNDO TOM JOBIM, OU COMO DEPOENTES NA CPI DA MESMA, SEGUNDO DESEJO DO BATERISTA PAULO BRAGA (.BRINCADEIRAS DA "BANDA NOVA"GRUPO QUE ACOMPANHA TOM HÁ QUASE 10 ANOS.)
NO CAFÉ ,TODOS ALEGRES, APESAR DA NOTÍCIA RECENTE DE QUE O CACHET DA APRESENTAÇÃO DA NOITE ANTERIOR NÃO HAVIA SIDO PAGO. INCOMUM TRATANDO-SE DE UM ARTISTA DA CATEGORIA DE TOM JOBIM. SHOW FEITO NO GINÁSIO DA ACADEMIA DE TENIS. (EM TEMPO:BOSSA NOVA E GINÁSIOS NÃO SÃO COMPATÍVEIS)
E AGORA? E AS CONTAS; O ALUGUEL? OLHO PARA O CÉU DE BRASILIA, CÉU DO TONINHO HORTA. O IMAGINO COBERTO DE FLECHAS, GREGO, MELHOR, COMBATEREMOS A SOMBRA.
O REMÉDIO É ESPERAR, ESPERAR SENTADO A VAZANTE DA MARÉ. É A MINHA VIDA.
UM VELHO DITADO ENTRE MUSICOS PASSA PELA CABEÇA: "BAILE TERMINADO, MUSICO A PÉ". O JEITO É ASSIMILAR O GOLPE. SER MINEIRO. CONCORDO COM TUDO, SÓ FAÇO O QUE QUERO. PAULO BRAGA APRENDEU COM PAI. EU APRENDI. FUNCIONA.
COMENTA-SE À MESA, QUE NO HOTEL ONDE ESTAVÁMOS (NA PRÓPRIA ACADEMIA DE TENIS), HAVIA SIDO DECIDIDO O DESASTROSO CONFISCO DA POUPANÇA DO POVO NO GOVERNO COLLOR, EXATAMENTE NA MESMA SUITE ONDE ESTAVAM HOSPEDADOS TOM E ANINHA.
PENSO LOGO EM DEFUMADOR. COMO DEFUMAR UM CLUBE, UMA CIDADE INTEIRA?
COMENTA-SE TAMBÉM O BELO JANTAR NA CASA DA QUERIDA AMIGA COMUM DE CAYMMIS E JOBIMS ,VERA BRANT. BOSSA NOVA ENCONTRA POLÍTICOS EM BRASÍLIA. PODERIA SER MANCHETE EM QUALQUER JORNAL.
-"PARECE QUE ESTAMOS DENTRO DO JORNAL NACIONAL", COMENTA RINDO MINHA COMADRE ANA JOBIM DE UM JEITO QUE SÓ ELA SABE RIR.
VEJO O DARCY RIBEIRO, PERGUNTO PELO ZÉ APARECIDO E SINTO SAUDADES DO GERALDO CARNEIRO.
MEIO DIA, TODOS NO LOBBY (ATENÇÃO: LOBBY DO HOTEL, APESAR DE ESTARMOS EM BRASÍLIA). CONTAS PAGAS, AEROPORTO, ROTINA. É A VIDA DA BAILARINA, TIÃO NETO!
PASSAGEIROS DO VÔO 409 COM DESTINO AO RIO DE JANEIRO, EMBARQUE IMEDIATO.
ESTAMOS TODOS NA LANCHONETE DO AEROPORTO COMENDO PÃO DE QUEIJO. ANINHA PEDE 13 PÃEZINHOS... O NÚMERO CHAMA MINHA ATENÇÃO.
TOM ENTRA PRIMEIRO NO AVIÃO, DEPOIS EU, SIMONE, MAÚCHA, ANINHA, PAULINHA, GILDA MATOSO, PAULO BRAGA, TIÃO NETO E PAULO JOBIM. ENFIM A BANDA NOVA E SEU PATRÃO. GRUPO QUE CARINHOSAMENTE SE AUTO INTITULA"A BOSSA NOVA"
ATENÇÃO! "BOSSA NOVA" DESCANSAR.!!! ÚNICA ORDEM UNIDA MILITARMENTE OBEDECIDA. TODOS AGORA SENTADOS NAS ULTIMAS POLTRONAS DO BOEING 737-200
O AVIÃO ME PARECE VELHO. TÃO VELHO QUANTO O PIANO DE ONTEM.
NÃO CONFIE EM NINGUEM COM MAIS DE 30 ANOS.
E O JAQUINHO?
JAQUINHO NÃO VEIO, FOI BUSCAR O CELLO NOVO EM BELO HORIZONTE. BETH JOBIM FICOU EM BRASILIA.
NAS POUCAS HORAS DE LAZER, GOSTO DE " PILOTAR". USO NO MEU COMPUTADOR O SIMULADOR DE VÔO ATP(AIRLINE TRANSPORT PILOT), ATUALMENTE MEU BRINQUEDO PREFERIDO. TRABALHO MUITO MAIS DO QUE MEREÇO.
O ATP SIMULA TODAS AS SITUAÇÕES REAIS DE VÔO; POR EXEMPLO: EU JÁ SEI DECOLAR, ESTABILIZAR O AVIÃO EM VÔO, ETC... SÓ NÃO SEI POUSAR... PRÁ QUE POUSAR?
O AVIÃO QUE USO NO ATP É O MESMO BOEING 737-200 QUE AGORA IRÁ DECOLAR
DE VERDADE. ESTAMOS INDO PARA CASA. A ALMA CANTA...IMPOSSÍVEL NÃO PENSAR NO SAMBA DO AVIÃO, AO LADO DE TOM JOBIM.
O AVIÃO DECOLA NORMALMENTE. SERÁ IGUAL AO SIMULADOR? QUE ALTITUDE O PILÔTO IRÁ ESTABILIZAR PARA VÔO CRUZEIRO, 14000, 12000 PÉS?
FAÇO COMPARAÇÕES INOCENTES, PSEUDOTÉCNICAS; AMADORAS.
SÚBITO; UMA MUDANÇA RADICAL NO SOM DAS TURBINAS. FICO ASSUSTADO, MUITO ASSUSTADO!
SOU MÚSICO. O SOM É MINHA FERRAMENTA. LÍAMOS QUASE QUE AO MESMO TEMPO O ROSTO DAS DUAS AEROMOÇAS QUE PASSAVAM RAPIDAMENTE DA CABINE PARA O FUNDO DO AVIÃO. OS MÚSICOS CONVERSAM COM OS OLHOS. TENHO CERTEZA QUE É UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA! O CONHECIMENTO TÉCNICO ADQUIRIDO NO SIMULADOR, SÓ PIORA AS COISAS. PERCEBO TUDO ANTES; MELHOR SER LEIGO.
SEGUE-SE O MÊDO, A EXPECTATIVA, MUITA TENSÃO.
PALIDEZ, EUFORIA, PRECES, CHÔRO, SILÊNCIO, SUSSURROS; DE TUDO UM POUCO. MENOS PÂNICO. GRAÇAS A DEUS!
CONVERSO BAIXINHO COM MEU ORIXÁ, TUDO EM YORUBÁ COMO MÃE STELLA DE OXÓSSI ME ENSINOU.
PENSAMENTOS MÓRBIDOS ME TOMAM DE ASSALTO. GLENN MILLER, LEILA DINIZ, DR.ULISSES, AGOSTINHO DOS SANTOS, MINHA NOSSA SENHORA! CHORA CORAÇÃO, OUVE SÓ MEUS AIS..
O AVIÃO PERDE ALTURA RAPIDAMENTE. MANOBRAS RADICAIS SE SUCEDEM.
IMAGINO QUE EM ALGUM MOMENTO, O PILÔTO TERÁ QUE ESTABILIZAR PARA POUSO DE EMERGÊNCIA. IMAGINO.
MUITOS JORNAIS DE CABEÇA PRÁ BAIXO. O DEP. JOÃO ALVES, REI DAS MANCHETES DO DIA, DEVE ESTAR COM VERTIGENS. VIVA O PLASIL! ESTAMOS A UNS 2000PÉS DO SOLO. ACREDITO.
DA CABINE, ANUNCIAM QUE ESTAMOS VOLTANDO PARA O AEROPORTO DE BRASÍLIA;

PROBLEMAS TÉCNICOS. CONSIGO VER A PISTA, FICO MAIS TRANQUILO. O PILOTO INFORMA AOS PASSAGEIROS QUE O PEQUENO INCÊNDIO NUM GERADOR HAVIA SIDO DOMINADO.
SERÁ QUE EXISTE INCÊNDIO PEQUENO? ADRENALINA EM ALTA.
INCÊNDIO NO FUNDO DO AVIÃO, BEM ATRÁS DE NÓS...
É A VIDA DA BAILARINA DIRIA TIÃO NETO. TRABALHO MUITO MAIS DO QUE MEREÇO DIRIA TOM JOBIM.
A VOZ DOS MAIS VELHOS, APRENDI A RESPEITAR. POUSAMOS ACOMPANHADOS POR UM CORTEJO DE BOMBEIROS. NOSSO AVIÃO ABSOLUTO, PLENO, ÚNICO, COMO O AVIÃO DE MICHAEL JACKSON.
APLAUSOS NERVOSOS SURGEM POR TODA CABINE. ALIVIO GERAL.
PÉS NO CHÃO, TERRA FIRME, DE VOLTA AO SAGUÃO DO AEROPORTO.
DE ALGUMA BOLSA SURGE UMA GARRAFA DE WHISKY. OUTRA BOLSA, COMPRIMIDOS DE LEXOTAN. (O LEXOTAN HOJE EM DIA ESTÁ MAIS FAMOSO QUE FRANK SINATRA).
NÃO BEBIA WHISKY HÁ 10 ANOS. LEXOTAN OU WHISKY?
WHISKY!! A"BOSSA NOVA" GOSTA MUITO DE WHISKY, CHOPP E VINHO, BEAUCOUP DE ROUGE...
TODOS JÁ DEVIDAMENTE RELAXADOS, OUÇO O TOM FALAR : Ô ANINHA, SE LEMBRA QUE VOCÊ PEDIU 13 PÃES DE QUEIJO NA LANCHONETE?

DANILO CAYMMI 29/10/1993

3 Comments:

At 11:04 AM, Anonymous Sérgio Luyz Rocha said...

Além de ótimo músico é cronista dos bons...agora, incrível mesmo é a velocidade do tempo, quase quinze anos...
Joyce...sou seu admirador desde...desde sempre...talvez desde "..um coração de mel e melão de sim e de não..."
...pena que vc. não apareça com freqüência aqui por Aracaju (sou paulistano, mas resido aqui há 11 anos)..
MUita luz e grande beijo!!

 
At 12:08 PM, Anonymous Angela Garcia said...

Oi, linda! Deliciosa essa crônica do Danilo! Não sou artista mas ando meio perdida entre uma tourne ou outra, dentro dessa nossa vida brasileira... De volta ao Brasil em Setembro, recebendo marido e cachorro, de volta, em Fevereiro, transformando a casa daqui(parada por 7 anos) e a casa de lá em um só lar... Mole não!
Então hoje, Domingo, enquanto faço uma extra load na nova lavadora de roupa, abro meus bookmars do Mozilla e meus olhos saltam pro "outras bossas"! E aqui estou. Adoro os Caymmi. Você, sempre um prazer de ouvir, ler e ver. Se a nova máquina deixar, acabo de colocar a leitura do blog em dia.
Bom Domingo pra você e um beijo carinhoso.
Angela Garcia(ex-New Jersey, agora Rio de Janeiro)

 
At 9:11 PM, Blogger Pituco said...

piramidais...

postagem,crônica e o comentário final do maestro Jobim...rs!

obrigado
amplexosonoros

 

Postar um comentário

<< Home