terça-feira, dezembro 29, 2009

uma alegriazinha











Já estou acostumada com o fato de que meus discos nunca - nunca mesmo - aparecem nas listagens dos melhores do ano, quando chega dezembro. Já vai longe o tempo em que esperei alguma coisa nesse sentido, e me decepcionei ao ver que aparentemente o pessoal no Brasil não tomava muito conhecimento dos meus modestos esforços. Mas futebol é assim mesmo, e acabei esquecendo esse assunto, deixando as premiações e menções honrosas para os que fazem muita questão delas.

De qualquer modo, sempre faz bem ao ego saber que alguém, em alguma parte do mundo, considerou algum trabalho nosso como um dos bons momentos do ano. E assim foi que recebi a notícia, de que, aqui na Alemanha, a revista Jazzthetik incluiu em suas listas dois trabalhos meus entre os melhores de 2009.

As escolhas são feitas por jornalistas e colaboradores. Cada um destes escolheu suas 10 mais, e numa das listas entrou o 'Visions of Dawn' (meu projeto inédito de 1976, com Naná e Maestro, que a Far Out tirou do limbo e lançou como novidade). Em outra lista, aparece o meu trabalho com a WDR Big Band (e mais os arranjadores Peranzzetta, Proveta e Jaquinho), 'Celebrating Jobim'. São menções totalmente espontâneas, sem nenhum tipo de pressão ou interferência, o que me alegrou ainda mais.

Devo confessar que fiquei bem feliz, pois a gente faz música para as pessoas ouçam, se emocionem e se divirtam. Daqui do frio, mando beijos e divido minha alegriazinha com todos os que participaram destes trabalhos comigo, pois ninguém no mundo faz nada sozinho.

17 Comments:

At 6:16 PM, Blogger Marcelo Donati said...

Parabéns, Joyce!
É triste mas é fato que aqui no Brasil, a mídia (+jabá/governo/burrice) cega os olhos do grande público para a grande música que temos...
Precisamos garimpar atrás de jóias como tua obra...
abraço forte!

 
At 6:32 PM, Blogger Paul Constantinides said...

PARABENS JOYCE!!!
mais do que merecido.
abs
paul

 
At 8:17 PM, Anonymous Cecília Freitas said...

Seu trabalho me engrandece não só como pesquisadora, mas também como pessoa; com vc aprendo sobre amor, vida e música... por isso mostro o trabalho de vcs a quem eu amo, pois desejamos sempre o melhor para as pessoas queridas, não é?

 
At 9:19 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Parabéns Joyce!
Você merece isso e muito mais. Agora fiquei mais ainda na vontade de ouvir esses dois cds. rs
Beijos

 
At 10:29 AM, Anonymous Sergio Santos said...

Parabéns Joyce!!!! Seus discos merecem estar entre os melhores, no Brasil e em qualquer parte do mundo onde forem lançados. É mesmo pena que no Brasil a nossa crítica seja tão incapaz de exercer o seu verdadeiro papel de análise, e sua atividade tenha se limitado a um mero copy and paste de releases. Ao invés de separar o joio do trigo, ela os mistura ainda mais. Nada que seja capaz de abalar a sua enorme criatividade, mas que é curioso, lá isso é! Que a crítica alemã então siga entendendo sua música melhor que a brasileira. Beijos aí no gelo pra você e Tutty, e para a porção germânica da família. Miroca e Thiagão também mandam. Um 2010 luminoso pra vocês todos!!

 
At 11:29 AM, Blogger JoFlavio said...

J,
Claro que isso é sempre legal."São menções totalmente espontâneas, sem nenhum tipo de pressão ou interferência". Foi bom mencionar esse fato, já que tem gente daqui que apela para expedientes nada éticos na tentativa de aparecer na lista de mlhores cantoras (vide Down Beat Readers Poll) e etc. Por isso, claro, parabéns.

 
At 12:12 PM, Blogger pituco said...

joyce,

não sei o que direta ou indiretamente essas indicações interferem na criação do artista e/ou na vendagem de sua obra...se assim for, com o devido pagamento dos direitos autorais, parabéns...pois todo trabalho tem de ser respeitado e remunerado (remetendo-me ao post anterior)...

aliás, assunto muito, mas muito melindroso mesmo...discutimos sobre essa situação dos músicos, em uma comuna jobiniana, inclusive com profissionais da área e correlatos (fotógrafos,designers,produtores e pesquisadores)...bom, o resultado foi frustante, pois quem tem de se conscientizar sobre os deveres como cidadão é o próprio músico, que muitas vezes não paga impostos e tampouco preocupa-se com uma aposentadoria (meu caso...rs)

daí, não ter postado nenhum comentário por lá, mas em consequência de meus votos pelo teu sucesso (inclusive financeiro), acabei cedendo...rs

prosperidade e saúde em 2010 prati e todos os teus

abraçsonoros e pacíficos

 
At 3:24 PM, Blogger Myriam said...

Joyce,
Saiba que aqui em casa vc sempre esteve na nossa lista de melhores de todos os tempos. Fiquei felicíssima com sua alegria. bjos em todos ai. Miroca

 
At 10:35 PM, Blogger Dani Monaco said...

Você é demais. Um grande exemplo de humildade. E persistência. Parabéns. Mais que merecido.

 
At 11:00 AM, Blogger joyce said...

Sem esquecer, Miroca, que você também está incluída na menção ao Celebrating Jobim, pelas lindas fotos!

 
At 11:58 PM, Blogger vicvalentim said...

Olá Joyce,
Concordo plenamente com os jornalisas da Alemanha, Visions of Down é um disco brilhante, nem parece já ter 33 anos, super atual e belo. Pena que no Brasil o público não teve acesso, eu tive o prazer de ganhar o Lp, em 180g, da minha prima que mora em Berlim, e que em agosto me visitou aqui em Brasília/DF, e me trouxe esta maravilha. Meus sinceros parabens, agora espero ter acesso ao Aquarius, com o grande João Donato.
Manda um abração ai pro Jorge Helder e pro Lula Galvão.
Beijos.e feliz 2010.

Victor Valentim
BSB

 
At 7:55 PM, Blogger Rafaela Gomes Figueiredo said...

mas o importante mesmo é ser consciente de um trabalho bem feito e belo, como o é o seu - e de todos que, com vc, atuam.

minha admiração eterna! :)

namaste e um 2010 lindo _pro mundo!

 
At 8:25 AM, Blogger Angela Spolidoro said...

Joyce,

pode que vc nao apareça nas listagens dos 10 mais do ano, mas tenho absoluta certeza que para muitas pessoas, assim como para mim, vc faz parte permanente dos 10 mais no nosso coraçao!Suas cançoes e exemplo de vida me acompanham desde que eu tinha 9 anos...devo ter a idade da Clara ou da Ana. Dos 9 pra cá, cada etapa da minha vida tem uma cançao, um trabalho seu associado. Tipo adolescencia e "Muito Prazer", "Misterios", e por aí vai... nesse momento, é "slow music". Que obra prima!!
Obrigada por estar, há anos, inspirando minha vida com sua voz, cançoes, e humor.
beijo e bom 2010!!
Angela

 
At 2:10 PM, Blogger Maurício Gouvêa said...

É muito bacana este tipo de reconhecimento, todo artista merece e precisa disto. Aliás, onde econtro este disco com a WDR ? Na Amazon está como "discontinued", e na dustygroove como "out of stock". abs.

 
At 7:07 PM, Anonymous Gustavo said...

Joyce,
Entendo sua decepção ao não ser reconhecida como deveria. Mas, acredite: valorizar um público fiel, ainda que não comparável - em quantidade - aos seguidores do axé, sertanejo e tantos outros arremedos de música, é o segredo do sucesso do artista. E tenho certeza que vc sabe bem fazer isso!
Portanto, mesmo que eu fosse, aqui no Piauí ou no Nordeste inteiro, o único admirador de sua música, sei que vc continuaria a me privilegiar com suas canções, melódica e harmonicamente sãs e sofisticadas, simples e densas.
Parabéns, mais uma vez!
PS: acho que "slow music" é um grande concorrente a melhor álbum de 2009 (fica apenas o meu protesto pela ausência de "línguas e amores").

Gustavo Azevedo
34 anos

 
At 10:45 PM, Blogger joyce said...

Oi Gustavo, não é decepção não, essa fase já passou. E a turma que escreve aqui pro blog tem bom gosto e é bem informada, e isso faz toda a diferença... Não posso reclamar de nada. Tá bom demais!

 
At 10:47 PM, Blogger joyce said...

Mauricio, o CD com a WDR só saiu no Japão por enquanto, por isso deve estar difícil de achar. Mas parece que sai na Europa em breve.

 

Postar um comentário

<< Home