animais, nossos irmãos

Valores são relativos, claro. Comer cachorro, como fazem alguns povos orientais, parece chocante para nós, aqui no Ocidente. Mas se formos colocar na balança, o que tem o cachorro que o boi não tenha?
Agora, em pleno summit do meio-ambiente em Copenhagen, fala-se que o gado é hoje o principal fator de emissão de carbono aqui no Brasil. Há o desmatamento, que já faz a floresta virar pasto. E o que não se imaginaria antes, as emissões de gases (sorry...) da crescente população bovina/suína. Sem mencionar as novas doenças ligadas à criação de animais para consumo que volta e meia aparecem no mundo: vaca louca, gripe suína, tudo devido justamente a essa urgência industrial de aumentar o rebanho, e alimentá-lo e estocá-lo em condições inadequadas. Alimentar-se com a carne destes animais também faz mal ao planeta, e isso agora é fato científico reconhecido.
Porém para mim o ponto principal é mesmo o moral: os animais devem ter o mesmo direito à vida e à dignidade que nós, humanos. São espécies mais frágeis que a nossa, e também são, como bem disse recentemente Laerte Levai, professor de bioética da USP, "nossos parceiros de jornada espiritual, que merecem respeito pelo que são, e não pelo que podem servir". Temos, portanto, responsabilidades para com eles.
Não tenho a pretensão de me tornar vegan, inclusive acho o veganismo, como o pregado por Gandhi, radical demais. Mas ser ovolactovegetariana - consumir produtos animais, como leite e ovos, sem consumir os animais em si - é uma opção perfeitamente possível e saudável. Eu estou aqui de prova.
PS- foto da Vicky by Miroca (quem mais?)
PS2- estamos nos preparando para partir para um White Christmas com a familinha da Alemanha. Temperatura em torno de zero grau e alguma neve já no pedaço. Vamos ver se de lá rola algum post... ou não.
8 Comments:
Quem diz que não consegue imaginar um prato sem carne, é porque ainda não provou uma boa soja... eu era assim, até que uma amiga (Emiliana Paiva, intérprete cearense; eu sempre digo que ela é meu Monsieur Binot de saias)possibilitou-me essa descoberta maravilhosa - a soja! E viva Pagu!
joyce,
tô nesse time...inclusive nem ovos, leite, peixes, crustáceos, drogas e álcool...careta total...única extravagância, café.
os amigos costumam sugerir que essa dieta possa causar impotência...rs...será?...creio que seja o contrário
há um vídeo-documentário no youtube, da organização peta, expondo exatamente essas questões da indústria alimentícia...ou seja, a ganância e os resultados subsequentes, conforme citas em teu texto.
abraçsonoros
ps.curti a foto
joyce,
já deves saber sobre o estado de saúde do helvius vilela?...se não, há uma postagem em meu blog.
tocaste com ele, não é isso?
abraçsons
Oi Pituco, estou sabendo sim, inclusive está rolando uma forte movimentação dos amigos aqui do Rio, com doações financeiras e planos de shows beneficentes. Amigo é pra essas coisas. Mas a situação dele preocupa, e é o retrato da situação do músico brasileiro.
Já que falaram de Helvius, assinalo que ouvi agora à tarde, numa rádio paulistana, o empresário de Johnny Alf dizendo que ele saiu do hospital e se recupera bem. Que bom!
Quanto ao post sobre vegetarianismo e animais: ainda não assumi essa dieta, mas apoio quem a faz. E adoro animais, lindinha a Vicky!!
Happy White Christmas!
Cara Joyce,
Desejo a você e à sua família um Natal repleto de alegria, saúde, paz e, sobretudo, muito jazz e muita bossa nova, velha e eterna!!!
Um Feliz 2010, cheio de felicidade, sucesso e realizações (e, se puder, um showzinho em São Luís cairia muito bem - rs, rs, rs)!
feliz natal
feliz natal
abs
paul
tutty, joyce e família...
feliz natal e próspero 2010, o ano do tigre...saúde,harmonia e muita música
abraçsons pacíficos
Postar um comentário
<< Home