sábado, dezembro 16, 2006

Sivuca


Lá se foi mais um amigo querido... Aqui vai uma foto do nosso último encontro, quando participei do Projeto Pixinguinha de 2005 (aqui na foto conosco, Tutty e Mauricio, que estavam tocando comigo). Sivuca, já muito doentinho mas sempre carinhoso, foi nos ver quando passamos por João Pessoa (Glorinha já tinha nos prevenido de que ele voltara `a Paraíba "para esperar a hora"). Tínhamos feito um Pixinguinha juntos em 1980, que foi maravilhoso...

As lembranças deste Pixinguinha são divertidas e felizes. Foi a primeira vez na história do Projeto em que um show foi cancelado não por falta, mas por excesso de público. Bem verdade que eu estava em momento especial de carreira aqui no Brasil, embalada pelo sucesso de 'Clareana' no Festival da Globo. E Sivuca... bom, era o Sivuca, e estávamos viajando pelo Nordeste, território dele, onde era, e ainda é, amado e reverenciado como mestre. Fazíamos shows extras todas as noites nas cidades onde passávamos, e Teresina não seria exceção.

O que fez a diferença foram as condições do teatro, superlotado na primeira noite e já com ingressos esgotados para a segunda. Recebemos a noticia dos bombeiros de que não era possível garantir a segurança, nossa e do público, no antigo e mal-conservado teatro da cidade. Na verdade, já fora um milagre não ter havido nenhum incidente na nossa primeira apresentação. Resolvemos então cancelar. Sivuca ligou para a Funarte no Rio e foi dado o OK. Até outro dia dávamos gargalhadas ao lembrar desta história.

Depois disso nos revimos muitas vezes, e eu, que estava gravando meu novo disco para 81, 'Água e Luz', compus uma música pra ser gravada com ele, 'Samba de Gago', que muitos anos depois viraria hit no meio dos DJs de Londres, a sanfona endiabrada de meu amigo dobrando minha voz, num samba-jazz sem espaço para respiração (até hoje não sei como fiz aquilo). Nos reencontramos em shows, em showmícios, em gravações, ou simplesmente em visitas. A última vez foi em 2001, num festival de Jazz em Punta del Este, onde ele tocou com seu grupo e deu uma canja no meu show _ e arrasou!

Há uns dois anos, eu quis levá-lo ao Japão como meu convidado especial no Blue Note. Cheguei tarde. Glorinha me avisou que ele não viajava mais para fora do Brasil, muito menos uma viagem puxada como aquela. Pena: teria sido simplesmente o máximo.

Olho minhas velhas fotos ao lado de amigos queridos como Tom, Vinicius, Moacir Santos e agora Sivuca, e não sei se me entristeço por não poder revê-los nesta vida, ou se me alegro e sinto orgulho por ter convivido com eles. Acho que fico com a última opção.