quinta-feira, dezembro 20, 2007

diz a lenda que...

... os três Reis Magos estão enterrados em algum recôndito cantinho da catedral de Colonia. Ninguém sabe dizer exatamente aonde, mas de algum modo essa maravilha gótica, que levou mais de 600 anos para ser construída (e é o único monumento da Alemanha intocado pelos bombardeios da 2ª Grande Guerra) ficou protegida durante todos estes séculos, e hoje está ali, deslumbrante, ao alcance inofensivo das câmeras de locais e turistas.

Minha amiga Robin, de quem falei no outro dia em outro post, me conta que foi entrevistada sobre seu livro 'Piano Girl' num importante programa de rádio nos Estados Unidos. O outro entrevistado do programa era ninguém menos que Bill Clinton.

(Claro que perguntei a ela como ele tinha se comportado, afinal de contas ficou péssima sua fama em relação ao sexo oposto, mas ela me garantiu que não, ele fora delicadíssimo e apenas apertara sua mão _ um simplérrimo shake-hands, sem sequer um beijinho no rosto, que ele não é bobo e sabe que qualquer deslize pode pegar mal. Ainda mais com a perspectiva da madame na Casa Branca...)

Enfim, meio entre o deslumbre e o constrangimento diante de personagem tão célebre, não restou a Robin senão arrumar assunto, explicar que era uma pianista americana que emigrara para a Alemanha, morava em Colonia, e coisa e tal, e Bill lhe diz, amável:"ah, Colonia... não é lá que fica aquela catedral gótica?" E Robin completa, "sim, é lá mesmo, onde estão enterrados os três Reis Magos". Na mesma hora se arrependeu de ter falado com tanta convicção, pois lenda é lenda, sabe como é... E pior é que ela jura que ao sair do estúdio, escutou o ex-presidente dizendo entusiasmado ao produtor do programa: "você sabia que os três Reis Magos estão enterrados na entrada da catedral de Colonia?"

Assim são as lendas, você conta um conto e o outro reproduz com um pontinho ou dois a mais. Já ouvi lendas sobre mim que me deixaram de boca aberta. Quando foi que fiz isso ou aquilo? Ou que conheci essa ou aquela pessoa? Ou namorei o primo (ou prima) de alguém de quem nunca ouvi falar? Imagino o suplício das verdadeiras celebridades, com as vidas esquadrinhadas segundo a segundo. Que bom que eu sou só um pouquinho famosa.

Agora, sobre Colonia, o que posso dizer é que desconheço se os Reis estão lá ou não. Mas a sagrada família está, com certeza. Pelo menos, parte da minha.