sábado, janeiro 29, 2011

turnês, viagens e Creative Commons

Dentro de pouquíssimo tempo - daqui a pouco mais de um mês - estaremos saindo de novo numa turnê europeia. Eu, Tutty, Rodolfo Stroeter e Hélio Alves (quase cometi um erro, achando que era ele tocando comigo na foto acima, mas não: é o grande Frank Chastenier, e a foto é de 2007, no concerto com a WDR Big Band. Perdão, Helinho!). A gente se diverte muito, o que compensa as chatices dos deslocamentos - de uns tempos pra cá, ficou muito desagradável viajar de avião. Mas a música é sempre o melhor remédio.

Já estamos trabalhando no novo roteiro, que como sempre terá de tudo um pouco, mas esse 'tudo' tem de ser diferente do 'tudo' do ano passado. Só que antes da turnê, daremos uma passada no Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga (Ceará de novo, oba!), e o show será diferente e sem o Hélio, que mora em NY e estará aqui sendo substituído pelo igualmente talentoso Rafael Vernet. Ou seja, haja 'tudo'!

No mais, mandei pelo forum de leitores do Estadão uma mensagem de apoio à querida Ana de Hollanda, que está Ministra da Cultura e já tem sofrido pressões do pessoal que quer liberar geral o direito autoral. Como ela retirou do site do MinC o logo do Creative Commons, houve a celeuma, reclamando que ela estaria 'se alinhando ao ECAD' e se aliando 'ao que há de mais conservador'. Mas peraí, pessoal: se eu entro num restaurante, faço meu prato, almoço e vou embora, não vão chamar a polícia para me cobrar o calote? Então, por que a criação alheia (alimento da alma) pode ser usada à vontade, sem que os autores recebam??? E ela apenas retirou o logo do site, que finalmente não tinha por que estar ali...

Muitos compositores se manifestaram pelo forum a favor desta atitude dela, como Carlos Lyra, que escreveu, da forma lúcida de sempre, o seguinte:

AINDA O CREATIVE COMMONS

Aqui vai meu aplauso à ministra Ana de Holanda pela retirada da licença

do Creative Commons do site do MinC. Ao mesmo tempo, não entendo a

surpresa ou a polêmica criada em cima de atitude tão equilibrada e de

bom senso, pois aos autores é garantido por nossa lei, brasileira, o

direito de licenciar ou não suas obras. Por que dar a uma entidade

estrangeira tal direito? O que deveria ter sido de espantar foi a

inclusão dessa licença na gestão anterior. Bola dentro da ministra. Tem

meu total apoio.

CARLOS LYRA

Reproduzo aqui também meu comentário, que foi publicado no mesmo dia:

______________

VANGUARDA DO ATRASO

Todo o meu apoio à ministra Ana de Hollanda! Gostaria que alguém me explicasse por que cargas d'água o Creative Commons (licença norte-americana privada, patrocinada, entre outros, pelo Google - que contribuiu com a módica quantia de US$ 30 milhões!) foi parar num site governamental de um distante país da América do Sul - que, por acaso, também faz a mais valorizada música do mundo no momento. Por que saiu de lá, isso eu entendo...

O direito autoral é uma conquista moderna, que data do início do século 20. Até então, como dizia o grande Donga (para ficarmos só na música), samba era que nem passarinho, de quem pegasse primeiro. Hoje a Constituição brasileira diz que a "obra do espírito" é direito inalienável do autor.

Moderno é o autor ter autonomia para decidir quanto vale o seu trabalho. O resto é a vanguarda do atraso.

JOYCE MORENO

3 Comments:

At 8:58 PM, Blogger Marcel said...

Uau, Uau!

Demais,

Ana de Hollanda é uma mulher admirável. Agora sim, o ministério
está em boas mãos, e logo no
início do cargo já vemos algumas
alterações interessantes.

Sou leigo no assunto, mas tenho
que aprender, correto?

Bem, 3 letras que eu escrevi (aliás, as que eu considerei com uma qualidade superior das demais) levei-as à Biblioteca Nacional, cuja sede oficial é ai no RJ, mas fui em uma das filiais no Centro de São Paulo e fui registrá-las. Imagino que com a dedicação e trabalho que coloquei em tal, não posso deixá-la solta aos sete ventos.

O compositores devem sim fazer juízo daquilo que é fruto de seu trabalho e cobrar para que os direitos sejam respeitados, por que senão vira aquela Geléia Geral, uma bagunça e quem toma conta do controle?

Um salve ao trabalho da nova ministra e a todos os artistas
que a apoiam e querem que as coisas sejam feitas tudo nos conformes, e eu sobretudo apoio
em gênero e número, por que grau não rola! ;D

Um Beijo!
Marcel.

 
At 11:11 AM, Blogger pituco said...

joyce,

primeiramente...otanjôbi omedetô gozaimassu...a internet não deixa escapar nenhuma informação...

por outra, força, saúde e harmonia pra ti e a galera toda nessas viagens...e fazer a diferença, já és craque nisso...exatamente, porque estás sempre trabalhando...um exemplo pras gerações de novos músicos e compositores que chegam por aí, não é mesmo?...parabéns.

abraçsonoros

 
At 11:54 PM, Blogger Maysa said...

Passando por aqui só para dizer:
1º: ouvi sua entrevista na CBN , pela manhã. Boa, mto boa!
2º: Se hoje é dia de seu aniversário :
"PARABÉNS, PARABÉNS, faço votos que chegue ao centenário , no convívio dos que lhe querem bem..."
Abcs
Maysa
Do blog o ninho e a tempestade

 

Postar um comentário

<< Home