Vinicius
E para alegrar alguns corações, aqui vai uma foto de 1975, tirada na varanda do Antonio's com meu amigo e padrinho musical Vinicius de Moraes. Era o meu retorno à música depois de mais de 4 anos de dedicação exclusiva às minhas filhas pequenas - e minha volta ao violão, do qual eu também estivera afastada. Já contei esta historinha inúmeras vezes, mas torno a contar.
Vinicius tinha datas em Punta del Este, Montevideo e Buenos Aires para cumprir. Seu show, 'Poeta, Moça e Violão', carecia de uma moça que também tocasse, pois o elenco da ocasião, Toquinho e o Quarteto em Cy, saíra para uma temporada própria, também em Punta. Que eu saiba, não houvera nenhuma divergência. Talvez Toquinho estivesse já com estas datas marcadas e as do Vina apareceram depois, sei lá. Nessa época o poeta morava com Gesse na Bahia, num casamento que já dava sinais de cansaço, e foi justamente nessa turnê que fizemos que ele conheceu e se apaixonou por sua oitava mulher, a argentina Martinha.
Wanda Sá fora chamada antes de mim, mas não pôde atender, por questões pessoais. O fato é que meu amigo, ao me encontrar numa festa de revéillon, me convidou para este trabalho, pude montar um trio de minha escolha (com Mauricio Maestro e Rubinho Moreira) e a temporada de quinze dias se transformou em quase dois meses. E deu tão certo que na volta de Toquinho ainda continuei como um segundo violão, e no papel da "moça".
Conto tudo isso pensando que Vinicius, se vivo fosse, faria 100 anos em 2013. Era, portanto, contemporâneo de meus pais. Mas para mim, e pra toda a nossa geração, era um garoto da nossa idade, com quem dividíamos canções, sonhos, ideias e ideais.
Saudades do Vina!
PS- foto de Pedro Moraes
3 Comments:
Não tenho muito o que falar,
simplesmente, linda!
Belissima lembrança do Vinicius.
Falando em lembranças acabei de comprar a sua coletânea Curriculum, muito interessante ouvir raras gravações do inicio da sua carreira.
lindo, joyce,
obrigado por compartilhar conosco essas fotos que são a estória musical do brasil...
abraçsons
Postar um comentário
<< Home