quarta-feira, agosto 22, 2007

big band

Essa é a WDR Big Band de Colonia, Alemanha, uma super-orquestra de jazz ligada `a rádio do mesmo nome (WDR _ West Deustchland Rundfunk). Trabalhei com eles em duas temporadas, em 2002 e 2004, sempre com arranjos e regencia de Gilson Peranzzetta. São músicos do mais alto nível técnico, acostumados a tocar com grandes nomes do jazz (seu último projeto, gravado ao vivo, foi uma tour com Joe Zawinul em 2006). Foi portanto uma honra e um prazer trabalhar com eles.

A existencia de uma big band como essa é um exemplo da importancia da cultura num país, qualquer país. Não sei se nem os Estados Unidos têm tantas orquestras de jazz como a Europa, eles que são o berço desta grande música. Se não têm, deveriam ter _ aliás, imagino que nas universidades americanas, pelo menos, isso exista. Em Colonia, são 7 grandes orquestras de alto nível profissional sustentadas pelo governo, entre sinfonicas, corais, orquestras de câmara, e incluindo a WDR Big Band. Isso só em Colonia, pois outras cidades alemãs, como Hamburgo, Berlim e Munique, também têm as suas. Outras capitais européias, como Bruxelas e Copenhagen, têm suas orquestras de jazz funcionando a todo vapor, e vários músicos brasileiros também já passaram por lá, como nosso Hermeto Pascoal.

A WDR Big Band tem em suas fileiras músicos de vários países. Americanos, holandeses, ingleses, suecos, além da óbvia maioria alemã. Melhor que a ONU. Conversando com uma amiga casada com um deles, fiquei sabendo de uma história sensacional. O pai do baixista (americano) lutou na 2ª Guerra Mundial contra o pai do sax-barítono (alemão, claro), na mesma batalha. Hoje os filhos tocam juntos na orquestra, são bons amigos e foram escolhidos (os dois, por voto direto) como representantes da banda, para tratar de questões salariais e outros babados.

Em dezembro estaremos de volta a Colonia, desta vez com mais dois arranjadores/ instrumentistas convidados: Nailor Proveta e Jaques Morelenbaum. Todos nós a postos para um novo projeto em homenagem ao nosso amado Maestro Soberano e seus 80 anos, infelizmente não completados neste planeta. Um projeto chamado "Celebrating Jobim", que, pela música e pelos músicos envolvidos, tem tudo pra dar certo.

4 Comments:

At 1:39 AM, Blogger pituco said...

estórias de guerra e paz,em que seres comuns são envolvidos involuntariamente.

a música que sela uma linguagem superior aos poderes e desejos mundanos..rs!!

Joyce,há algum áudio gravado dessas apresentações??apenas um trecho pra satisfazer a curiosidade dos fâs,hein?!

amplexosonoros desse lado do planeta.
namaste

 
At 6:13 PM, Blogger Aline Lisboa said...

adoro jaz também. vim aqui apenas agradecer por você ser quem é. uma mulher inteligente, que faz músicas maravilhosas e deixa a nossa vida mais graciosa.
te admiro demais!
um grande beijo de sua eterna fã, Aline Lisboa.

 
At 6:11 AM, Anonymous Anônimo said...

esta é uma das horas em que me dói ser brasileiro, fico lembrando de uma apresentação gratuita da orquestra sinfônica de minas gerais, feita em protesto pelos baixos salários.
foram colocadas várias cadeiras vazias no palco representando os músicos que deixaram a orquestra em busca de melhor remuneração.

 
At 6:53 PM, Anonymous Anônimo said...

Joyce querida!

Estive ontem na sua apresentacao do projeto �Celebrating Jobim� com a WDR Big Band de Colonia e gostaria de deixar registrado aqui a minha emocao e grande admiracao pelo seu trabalho!

Sou seu fa de longas datas e pela primeira vez tive a oportunidade de assistir uma apresentacao sua ao vivo. Voce nao tem ideia do quanto me sinto privilegiado por isso! Ainda estou encantado com a sua voz tao unica (e que nao sai da minha cabeca=), com a sua energia tao positiva e contagiante, com a sua presenca no palco e interacao com os musicos e com o publico! Tudo foi muito perfeito e digno de uma celebracao ao Maestro Soberano!!!!

Obrigado por compartilhar conosco tantas coisas boas e tambem por mostrar tao bem um lado tao bonito da nossa cultura nesta parte do mundo.

Esteja certa de que a sua apresentacao, o nosso encontro no final do concerto e a sua enorme simpatia ficarao registrados para sempre na minha memoria. Voce e mais que adoravel e se eu ja gostava tanto de voce antes agora gosto mais ainda!!!!

Parabens pelo excelente trabalho e por tanto talento!!!! Que Deus te proteja e abencoe sempre!!!

Um grande abraco do seu eterno fa baiano. Durval
dneto_salvador@yahoo.com.br


PS.: Obrigado mais uma vez pelo seu autagrafo:D

 

Postar um comentário

<< Home