domingo, setembro 28, 2008

minha praia

Esta é a provável capa do DVD que está em fase de finalização, meu cancioneiro ao vivo, com convidados. Ao fundo, minha praia de infancia, o Posto Seis, pois aí estou eu sentada na mureta do Forte de Copacabana, bem na área onde nasci e cresci. Quando eu era adolescente, lá pelos 13, 14 anos, costumava ir nadando com algumas amigas até a Prainha, que ficava na área do Forte e cujo acesso era proibido ao público (e só dava pra chegar lá a nado mesmo). Éramos invariavelmente expulsas pelos soldados que tomavam conta. Naquela época não se podia entrar no Forte, que hoje é um simpático museu, com a vista mais linda do mundo e uma filial da confeitaria Colombo, onde se pode tomar chá olhando o por-do-sol em Copacabana. A Prainha não existe mais, foi tomada por um cais construído há alguns anos.

O pessoal do Forte foi gentilíssimo e nos abriu as portas para as fotos com a maior simpatia. Engraçado como o exército brasileiro, tão temido e execrado nos meus anos de juventude, em plena ditadura militar, foi mudando de cara e ficando mais parecido com a gente. Eu não tenho mais medo do exército. Mas `as vezes tenho medo da polícia, quase tanto quanto tenho medo de bandido. A gente nunca sabe. Tudo muda com o tempo. Espero que essa minha percepção de hoje mude pra melhor também, mas por enquanto ainda é a que tenho.

3 Comments:

At 10:50 PM, Blogger Unknown said...

Pois é Joyce, nasci no Grajaú e cresci no Posto 6. Aos quatro anos de idade (1954) achava que as muralhas do Forte eram o limite do "fim do mundo". Gostava de ir a praia bem cedinho e acompanhar o movimento dos barcos dos pescadores. Queria ir com eles. Hoje sei que o mundo não termina ali mas continuo querendo ir com os barcos. Abraços - Gloria

 
At 1:16 PM, Blogger pituco said...

joyce,
a foto me remete àquela canção do maestro jobim...what can I say to you,bonita?...muito bonita,foto,local e modelo...rs!

poético também esse lance do lugar de tua infância e adolescência fazer parte,agora,de tua música amadurecida...interessante...mesmo sem teu relato,a foto transmite essa sensação.

parabéns pelo dvd.

é verdade,não se sabe mais quem é ladrão ou policial.

amplexosonoros
namaste

 
At 11:45 AM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Belíssima foto mesmo.
Estou ansioso para chegar o DVD. Comprei o Banda maluca ao vivo e adorei, tenho certeza que esse vai ser melhor.
Muito sucesso pra você!
Beijos

 

Postar um comentário

<< Home