terça-feira, outubro 14, 2008

dia 26

Dia da eleição em segundo turno para prefeito da minha maravilhosa cidade! Vamos cumprir nosso dever cívico! E _ que luxo! _ com dois candidatos decentes concorrendo. Seja quem for o vencedor, não estaremos mal. Isso no Rio de Janeiro, cidade que tem sido sistematicamente usada como trampolim eleitoreiro por aventureiros cheios de pregos, paus e pedras e más intenções, é mais do que bom.

Claro que tenho cá meu preferido, em quem já votara no primeiro turno. Portanto, copio e colo aqui um email que está circulando sobre ele. Vocês votam em quem acharem melhor. Eu, mais uma vez, voto no Gabeira.

Sou Luiz Alberto Py, carioca, psiquiatra e psicanalista, com um grande amor por nossa cidade. Quero lhe falar sobre a eleição para prefeito do Rio de Janeiro.
A pergunta que temos o dever de responder nas urnas é: qual dos dois concorrentes será melhor prefeito para nossa cidade? Ou seja: qual deles terá mais capacidade e melhores condições para lutar em favor do Rio de Janeiro?
Em minha opinião, nossa melhor alternativa é Fernando Gabeira, pois o vejo como um homem maduro, experiente, vivido e com senso político, no significado nobre da palavra. Creio em Gabeira como uma pessoa mais capaz de organizar uma equipe administrativa de que seu adversário. Ele já se declarou comprometido com impedir nomeações para cargos por negociação política, abrindo assim espaço para formar uma equipe de alto nível em vez de um grupo de ambiciosos políticos.
Por ser mais vivido, conhece melhor as pessoas, está mais distante da ingenuidade dos jovens. Tem uma história de vida de seriedade e empenho, um homem que arriscou a vida por seus ideais e foi capaz de reconhecer seus erros, não para com isto tirar alguma vantagem, mas por retidão de caráter. Caráter, capacidade para assumir posições em que acredita e pagar o preço delas. Certa vez Gabeira declarou, quando votou a favor da desestatização da telefonia: "espero que meu eleitor vote em mim para que eu vote de acordo com o que eu penso e não de acordo com o que ele pensa". Com isto desagradou muita gente, mas foi honesto e transparente.
Honestidade, qualidade essencial em um político e tão rara de se encontrar. Por piores que sejam os adversários de Gabeira, nenhum ainda foi capaz de pôr em dúvida a honestidade dele. Em questões como essa, é interessante fazermos uma comparação entre os dois concorrentes à prefeitura. De quem é a melhor reputação de honradez, maturidade e seriedade?
Chegamos à questão de quem melhor representará nossa cidade, quem terá mais capacidade de argumentar e dialogar em nosso favor. Vejo Gabeira como um homem independente e respeitado, cuja palavra será ouvida. Em suas idéias as pessoas prestarão atenção. Receio que o mesmo não ocorra com seu concorrente. Na qualidade de jovem protegido do governador, Eduardo Paes tem com Sergio Cabral uma relação subalterna. Em vez de estar na prefeitura a serviço da cidade, lá estaria para servir o governador que o nomeou candidato.
Mesmo o Presidente Lula que, aparentemente constrangido, apóia Eduardo Paes possivelmente se interessará mais pelos projetos de uma pessoa com a estatura de Gabeira do que pelas idéias de Paes, se é que ele as tem. E em relação aos políticos, empresários e toda a sociedade civil, quem você imagina que tem mais credibilidade? Creio que assim poderemos definir quem será o melhor prefeito para o Rio.
Aqui vai minha sugestão: pense, avalie, compare e decida. Qual dos dois candidatos terá mais criatividade para superar os problemas de nossa cidade, melhor possibilidade de lutar por ela com sucesso e credibilidade para aglutinar apoios aos seus projetos? Esse deve ser o merecedor de seu voto.

Agradeço por sua atenção e se achar que essa minha reflexão merece ser ouvida, envie para outras pessoas.
Muito obrigado.
Luiz Alberto Py
<
luiz@albertopy.com.br>